Para a gestão condominial ser um sucesso, é preciso organização.

man-791049_1280Sergio Guimarães, idealizador da Academia do Tempo, em entrevista ao Sindicondomínio-DF realizada em abril deste ano, afirmou acreditar que o segredo para conciliar mais de uma função está na soma de organização e disciplina. Essa dica cai como uma luva para o caso dos síndicos e gestores condominiais. Essas figuras, essenciais para o funcionamento de nossos condomínios, muitas vezes conciliam trabalho, família, vida social e gestão.

Com o advento de novas tecnologias, o síndico ganhou grandes aliadas na organização de seu trabalho. Isso porque a maioria destes novos recursos funcionam nos celulares smartphones, até os mais simples, e podem ser uma mão na roda por reunir, em um único lugar, várias ferramentas úteis para a gestão. Em vez de carregar um caderninho, uma agenda e vários post-its, o gestor condominial pode ter tudo isso na palma de mão, e se valer delas sempre que precisar, dispensando, inclusive, o uso de um computador ou notebook.

Dessa forma, selecionamos algumas dicas de tipos de aplicativos para serem instalados nos smartphones a fim de facilitar a vida dos síndicos.

 

1Agenda – Quase todos os celulares hoje em dia são equipados com agendas, que exibem notificações para lembrar o usuário dos compromissos marcados.

2Editores – Procure instalar aplicativos de escritório, tais como voltados para a formatação de planilhas e criação de textos. Na maioria das opções, esses apps funcionam também pela internet, permitindo a edição de documentos remotamente.

3Comunicação – Há uma porção de ferramentas de mensagens instantâneas que podem ser usadas para comunicação rápida com os funcionários e moradores. Além disso, alguns aplicativos permitem realização de chamadas de voz e de vídeo usando a internet, além da realização de conferências.

4Notas – Substitua os papeizinhos com recados e pequenas anotações por um aplicativo de notas. A maioria das ferramentas disponíveis também dão a opção de configuração de notificações para lembrar o usuário sobre o conteúdo dessas notas.

5Modelos de documentos – O aplicativo do Sindicondomínio-DF tem vários recursos para auxiliar o síndico em sua gestão, como modelos de documentos e notícias.

6Checklist – nas principais lojas de aplicativos é possível encontrar várias opções de apps que realizam checklists. Neles é possível criar listas de checagem para situações distintas, como eventos, conferência de manutenções ou criação de listas de compras.

Para o presidente do Sindicondomínio-DF, José Geraldo Dias Pimentel, o síndico ou gestor condominial deve se valer de novas tecnologias, em especial as que possibilitam melhor organização de tarefas. Isso pode auxiliar, e muito, o trabalho do condomínio.

 

[Assessoria de Comunicação

Presidência

Sindicondomínio-DF]