Por Anderson J Santos

Na visão ampla da nova Diretoria do Sindicondomínio, a iniciativa popular é forma de exercício direto do poder pelo povo, assim, antes de discutir a efetividade da iniciativa, a Entidade Sindical  reconhece que qualquer facilitação de seu uso é benéfica, à medida em que tem-se uma aproximação maior com o exercício da soberania popular.

Por iniciativa da Síndica Marlene Teles, através de consultas aos demais síndicos da quadra, elaboração de manifestos populares, avaliações com especialistas em arquitetura e urbanismo, protocolou-se junto aos órgãos distritais esses documentos que foram corroborados e apoiados pelo Sindicondomínio através de ofícios dirigidos aos dirigentes dessas organizações governamentais, a saber: DETRAN, NOVACAP e DFLEGAL. Os temas abordados ganham mais relevância na realidade da população da quadra uma vez que garante a habitabilidade, o conforto, a felicidade, etc.

Entende o Sindicondomínio que a participação popular se impõe sobre os conceitos menos comprometidos com a vida cotidiana do cidadão. Nesse ínterim, a participação popular nos rumos da preservação e manutenção das características urbanísticas de nossa capital, torna-se vital para dinamizar a política dessa sociedade. Também preconiza a entidade sindical que a participação é o lado dinâmico da democracia, a vontade atuante que, difusa ou organizada, conduz no pluralismo o processo político à racionalização, produz o consenso e permite concretizar, com legitimidade, uma política de superação e organização social.