José Geraldo Dias Pimentel, Pres. Sindicondomínio

É preciso habilidade para lidar com pessoas tão diferentes convivendo no mesmo espaço

Quando o barulho de briga acorda o condomínio inteiro na madrugada, quando a infiltração invade o teto alheio, quando a vaga de garagem é ocupada por outra pessoa. Nessas e nas mais diversas situações do cotidiano, o síndico é chamado a interferir e apaziguar os ânimos. Nesses casos, o que fazer?

Devemos ficar atentos a um ponto: se os conflitos entre vizinhos forem de cunho pessoal, e seus problemas não estiverem incomodando a coletividade, o síndico não deve interferir. Agora, quando a divergência ultrapassa este limite, está na hora do gestor condominial entrar em ação.

A primeira atitude do síndico deve ser a de prevenir os conflitos. Isso pode ser feito por meio da conscientização dos condôminos sobre a importância de se manter a harmonia dentro do condomínio. Quando as pessoas convivem bem entre si, as situações são resolvidas com menor desgaste dos envolvidos, sem que ninguém leve para o lado pessoal.

Um dos grandes motivos de conflitos dentro do condomínio é o desacordo com as normas do regimento interno. Sempre há a possibilidade de se aplicar sanções, mas, em busca do ideal de boa convivência, o diálogo prévio a essas ações é recomendável. Além disso, o síndico deve colocar avisos sobre as normas do condomínio nas áreas de grande circulação e deixá-las sempre disponíveis para a consulta. O conhecimento das regras é essencial para que sejam cumpridas. Muitas vezes, o síndico explicando os motivos que levaram a cada decisão, e mostrando que se importa com os problemas, já é uma grande ajuda na hora de amenizar e resolver os conflitos.

Os gestores condominiais devem sempre estar abertos ao diálogo, sabendo que os condomínios abrigam pessoas com personalidades, formação, valores e opiniões diferentes, sendo que muitas vezes esses moradores estão vivenciando pela primeira vez o que é morar em condomínio. Comunicação transparente, saber ouvir e empenho na resolução são o melhor caminho para o síndico na manutenção da paz dentro dos nossos condomínios.