O Sindicondomínio-DF entrou em contato com a Novacap para trazer mais conhecimento sobre o assunto para os condomínios
Uma preocupação constante da população do DF é a possibilidade de quedas de galhos e troncos de árvores, ocasionando acidentes. Com a proximidade das chuvas, essa apreensão redobra. E apesar de todo morador saber as possíveis consequências desse problema, poucos sabem como funciona a poda das árvores em nossa capital. Diante disso, o Sindicondomínio-DF entrou em contato com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) para esclarecer os principais pontos sobre o assunto.
A poda pode ser solicitada à Novacap por todos os cidadãos, que requerem a vistoria dos técnicos da Companhia nas Administrações Regionais de cada uma das cidades ou por meio da Ouvidoria do Governo de Brasília, pelo telefone 162. Vale ressaltar que a poda de árvores realizada no Plano Piloto não difere das feitas nas cidades satélites.
Entre os principais fatores de risco a serem observados antes de se solicitar o serviço, de acordo com a Companhia, estão os estalos e a inclinação repentina do tronco da árvore. “Porém, apenas os técnicos podem afirmar se a espécie precisa ser podada e qual tipo de poda deverá ser realizada”, ressalta a assessoria de comunicação da Novacap. “As vistorias dos engenheiros florestais são agendadas, em média, para uma ou duas semanas, caso não seja informada emergência. As podas são realizadas de acordo com a urgência, como em caso de risco de queda e conforme a programação do Departamento de Parques e Jardins (DPJ) da Companhia.”
Contudo, fora a solicitação de podas feitas pela população, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) afirma que realiza, constantemente, o mapeamento das árvores em risco de queda e, se necessário, envia técnicos para realizar a poda. Terminado o serviço, o resíduo proveniente é encaminhado para o Viveiro de produção de mudas da Novacap, onde são triturados e um composto orgânico é produzido para utilização em novas mudas.
O presidente do Sindicondomínio-DF, José Geraldo Dias Pimentel, afirma que todos devem ficar atentos às informações trazidas pela Novacap, afinal, nunca se sabe quando será necessário solicitar uma vistoria para realização da poda de árvores que comprometam a segurança da população.
[Assessoria de Comunicação
Presidência
Sindicondomínio-DF]