Na matéria destaque desta semana, saiba mais sobre o cotidiano e necessidades específicas destes condomínios

student-849825_1920Para gerir um condomínio de consultórios e clínicas é preciso conhecer suas particularidades e necessidades. Não é o mesmo de administrar um condomínio residencial. Alguns itens são comuns, como a parte a contábil. Mas outros pontos exigem maior cuidado e atenção.

Os Centros Clínicos, por exemplo, têm resoluções específicas que tratam sobre resíduo hospitalar. E esse tipo de necessidade requer uma administração condominial que leve em conta as questões de estrutura e de logística. Isso porque estes resíduos precisam ser separados na origem, armazenados de maneira correta e transportados por empresas habilitadas, além de serem destinados adequadamente.

Outra especificidade é a relação entre gestor e condôminos. Nos centros clínicos, a administração tem que ser profissionalizada, por conta de demandas exclusivas. O diretor de condomínios de consultórios e clínicas do Sindicondomínio-DF, Anderson José dos Santos, explica que a administração precisa acompanhar todos os procedimentos para que não haja riscos aos usuários. “É preciso ter pessoas treinadas na administração. O síndico é que faz valer as normas da convenção, do regimento, para essas particularidades”. O gestor também precisa ser proativo e estudar sempre.

duren-1647180_1920

Na área contábil destes condomínios, apesar de ser como a dos outros, o volume financeiro envolvido é maior. Dessa forma, é preciso ter maior controle de auditoria. Inclusive, é recomendável uma auditoria permanente, não para fiscalizar o síndico, mas para regular os procedimentos. “O Conselho Fiscal precisa também ser profissional. Um Conselho Fiscal leigo não funciona. Ele tem que ter conhecimento de avaliação de contas, de execução de orçamento, entre outros.”

rehab-center-1560942_1920Com relação aos funcionários, as portarias dos centros clínicos contam com um profissional preparado para melhor receber as pessoas. Alguns centros contratam até mesmo uma recepcionista bilingue. No quesito limpeza, a atenção tem que ser redobrada. Os agentes de limpeza e de serviços gerais precisam passar por treinamentos constantes, isso porque a própria Vigilância Sanitária tem exigências com relação ao assunto e, para isso, é necessário usar materiais específicos.

Na gerência administrativa desses condomínios, tem sido comum a contratação de pessoal com diploma superior na área. O mesmo vale para gerência financeira, com um profissional formado nesse ramo. O diretor de condomínios de consultórios e clínicas, Anderson José dos Santos, sugere que uma estrutura de Condomínio de Clínicas e Consultórios funcionem assim:

Essas três pessoas ajudam na administração, ou seja, preparam contratos, preparam cheques, dentro das normas estabelecidas, fazem levantamentos de preços para compras, tudo depois de autorizado pelo síndico.

O presidente do Sindicondomínio-DF, José Geraldo Dias Pimentel, comenta que gerir um condomínio de clínicas e consultórios não é tarefa simples. O gestor condominial tem que estar sempre alerta e interessado em aprender cada vez mais sobre as particularidades dessa administração.

[Assessoria de Comunicação