A carta é fictícia, mas a situação é extremamente comum nos condomínios. Viver em coletividade exige saber respeitar e conviver com o outro. Mas, às vezes, as situações fogem de controle e o condômino se vê sem ter para quem recorrer. Muitas vezes lhe é indicado o livro de ocorrências do condomínio, que nem sempre é usado pela sensação de que não dará resultados.
O livro de ocorrências do condomínio é um instrumento extremamente comum na vida condominial. Geralmente, fica na portaria e seu objetivo é muito simples, registrar as reclamações, sugestões e observações dos que convivem naquela coletividade.
Seu uso, no entanto, deve ser pensado. Muitas vezes, na hora da raiva, os condôminos não prestam atenção ao que escrevem, sendo que o livro pode ser usado até mesmo como prova em processos judiciais. Uma rápida busca no site do TJDFT já mostra casos em que isso ocorreu, tais como: “Condômino é condenado a pagar indenização por danos morais a síndico” (link: https://www.tjdft.jus.br/institucional/imprensa/noticias/2014/maio/condomino-e-condenado-a-pagar-indenizacao-por-danos-morais-a-sindico).
Mas seu uso, se bem-feito, traz melhorias ao condomínio, ao deixar registrado para o síndico e para a administradora do condomínio os pontos a serem melhorados para atingir uma maior qualidade de vida. Contudo, um dos pontos negativos do livro de ocorrência tradicionais é a falta de privacidade para o reclamante, já que o objeto fica acessível a todos. Mas isso, graças à modernidade, pode ser mudado, usando-se meios eletrônicos, como email e website.
O presidente do Sindicondomínio-DF, José Geraldo Dias Pimentel, também recomenda, além das dicas a seguir, que os síndicos tenham atenção especial com as situações apresentadas no livro, para garantir a manutenção da paz no condomínio.
Coloque data, assinatura, número da unidade e algum meio de contato (telefone ou email).
Seja objetivo. Às vezes, no momento do acontecimento, o reclamante tende a ficar nervoso. Esfrie a cabeça e relate os fatos, sem juízo de valor.
Não use palavras de baixo calão e ofensas.
Seja cortês. Afinal, o registro da ocorrência serve para que a solução seja alcançada da melhor e mais harmônica forma possível.
[Assessoria de Comunicação
Presidência]
Sindicondomínio-DF]