Na última matéria da série “Cuidados com a área de lazer”, saiba como o zelo com os playgrounds e parquinhos protegem as crianças do condomínio.
Ter atenção ao estado de conservação de parquinhos e playgrounds é um dos pontos mais importantes na gestão de um condomínio, isso porque é a segurança das crianças que está em risco. Para quem acha que é apenas colocar os brinquedos de qualquer maneira, saiba que há muito mais requisitos para instalação e manutenção dessas áreas.
Para os playgrounds, há uma norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a NBR 16071, de 2012. Ela contém uma série de informações sobre requisitos de segurança em geral, requisitos de segurança para pisos absorventes de impacto, como deve ser o projeto dessa área, o modo correto de instalação e os requisitos para inspeção, manutenção e utilização dos parquinhos.
Entre as observações citadas na norma está que os brinquedos de madeira devem ser desenhados de forma a evitar o acúmulo de água. Outro ponto importante é trata das peças salientes, como parafusos. Estes devem ter acabamento de proteção. A norma também especifica os fatores que devem ser considerados ao se selecionar o piso do playground, de modo que seja escolhido o de melhor absorção de impacto, em cada caso.
Além das regras indicadas pela ABNT, o síndico deve estabelecer normas de utilização para proteção das crianças. Uma delas seria, nos parquinhos de areia, limitar o acesso de usuários portando comida e bebida. Substituir a areia convencional por uma atóxica também é indicado. O Presidente do SINDICONDOMÍNIO-DF, dr. José Geraldo Dias Pimentel, ainda indica que o síndico estabeleça horários para o uso dessas áreas. “Com isso, o gestor saberá quando cobrir a caixa de areia ou fechar a área para realizar limpeza e manutenção.”
Assessoria de Comunicação
Presidência
SINDICONDOMÍNIO-DF