Todos os anos, no começo de dezembro, é possível ver de longe que o Natal se aproxima. Isso decorre, em grande parte, das iluminações e decorações que dão um tom todo especial aos condomínios do DF. Luzes, papais-noel, festão. O clima natalino é perceptível da entrada do condomínio às portas dos moradores enfeitadas por guirlandas.
Assim ocorre no condomínio em que Ivone Moreira é síndica, onde a ornamentação é sempre percebida com agrado. “Vêm pessoas de muitos lugares saber quem fez a decoração. Muitos tiram fotos e querem que o nosso porteiro Cleber (responsável pelos enfeites) faça a decoração para eles”, conta. Como em outros locais, neste condomínio da Asa Sul a inauguração da decoração natalina é um momento de confraternização entre condôminos. “Descem muitos moradores, idosos e crianças. É feita a contagem regressiva, todos ficam na expectativa. Quando acendemos as luzes, parece que todos entramos em êxtase. É muito lindo e gratificante”, conta. “Por isso não medimos esforços para podermos, no fim de ano, proporcionar essa alegria aos moradores.”
A decoração natalina também já é tradição em um condomínio do Grande Colorado. O síndico, Carlos Henrique Dutra, conta que a inauguração da ornamentação ocorreu no dia 3 de dezembro e contou com a presença de mais de 350 pessoas. Na ocasião, os moradores fizeram uma oração conjunta e foi lida uma mensagem de fé e esperança. “Além disso, sempre convidamos um pastor para dar uma breve saudação, fazemos queima de fogos e disponibilizamos um lanche. No final, foram sorteadas lembranças para os moradores.”
[Editorial]
O Natal é uma das datas mais importantes do calendário cristão. E mesmo para aqueles que não comungam com esta religião, o mês de dezembro vem carregado de simbolismo. Nesta época as diferenças são deixadas de lado, o bem coletivo supera o individualismo. É momento de dar e receber, de confraternizar, de estar com nossas famílias e amigos.
Natal é uma época de união, de cuidar do bem comum, e esse é o mote que deve guiar a vida condominial. Dessa forma, o Sindicondomínio-DF deseja a todos os condomínios alegria, paz e união. Aproveitem a ocasião para reunir os vizinhos, mas não em assembleia e, sim, em uma festa de confraternização, dividindo um momento de alegria. Condôminos, aproveitem o momento para agradecer o trabalho dos síndicos e funcionários. Síndicos, enviem mensagem de amor e paz aos moradores.
A todos, desejamos um feliz Natal e que possamos fazer dos condomínios locais cada vez mais harmônicos, felizes e unidos.
José Geraldo Dias Pimentel
Presidente do Sindicondomínio-DF
[Assessoria de Comunicação
Presidência
Sindicondomínio-DF]
No meu condomínio, onde atuo como sindico, à mais de cinco anos no cargo, deixei a decoração de natal a cargo de algumas moradoras que se apresentaram para reformular os enfeites de natal. Adquiriram uma nova árvore e novos enfeites mais modernos, para alguns ficou apenas bonita e para outros ficou meio sem graça, porque, suprimiram as luzes coloridas que antes davam um ar mais alegre e chamavam muito atenção de quem transitavam pelo nosso condomínio. Na minha posição de sindico, tenho que ceder o desejo da maioria que queria mudanças (que comparecem sempre nas assembleias), sei que os enfeites não agradaram a minoria que não comparecem nas referidas assembleias e deixaram que os outros decidissem pelos faltosos. Isso é um fato. Quem não comparece nas mencionadas assembleias de condomínio, são sempre os que mais criticam tudo.