A pandemia do novo coronavírus chegou ao Distrito Federal no início deste mês e no meio de incertezas, soluções criativas vieram junto

Em decorrência da falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), a área de educação do Sesc-DF se mobilizou e começou a produzir máscaras com a ajuda de impressoras 3D que fazem parte dos Espaços Makers. A produção começou na última sexta-feira (27), na unidade de Taguatinga Norte, e foi aprovada e validada pela Secretaria de Saúde do DF.

A coordenadora de Educação do Sesc-DF, Amanda Lopes, explica sobre o projeto. “Começou por conta de um movimento de confecção de máscaras 3D para proteger os profissionais de saúde. Percebemos que temos instrumentos para fazer também por meio das impressoras. Portanto, reunimos todas as máquinas na unidade de Taguatinga Norte e começamos a produzir para doar para a Secretaria de Saúde. Estamos apoiando esse movimento. Essa semana vamos conseguir avançar bastante e estamos adquirindo mais insumos”, adiantou.

Segundo o secretário de Saúde do DF, Francisco Araújo Filho, essa contribuição será muito bem-vinda nos hospitais. “Toda e qualquer doação é válida, não importa o valor nem a quantidade. Estamos atravessando uma situação de desabastecimento no mundo inteiro no que diz respeito a insumos e equipamentos específicos para o combate ao coronavírus. Essa ação do Sesc é muito importante para a saúde do DF”, agradeceu.

Quem fez os primeiros testes e está à frente na linha de produção é o coordenador Pedagógico da Sala de Ciências do Sesc Taguatinga Sul, Diogo Bacellar. Ele conta como tem sido a produção com o apoio do técnico da informática da unidade de Taguatinga Norte, Cledson Quintão. “Estamos com três máquinas ativas, duas delas produzindo em 48 minutos e a terceira em 2h. Para a confecção, utilizamos plástico biodegradável, acetado e liga elástica. O intuito é poder minimizar a problemática da falta de EPIs e como temos recursos é fundamental podermos contribuir de alguma forma”, afirmou Diogo.