O Sindicondomínio-DF em parceria como o Corpo de Bombeiros Militar promoveu a segunda palestra “Segurança contra Incêndio e Pânico nas Edificações”. Ocorrido no dia 26 de outubro, o evento reuniu mais de 60 síndicos e interessados nos aspectos técnicos e jurídicos do assunto.

Antes de iniciar o ciclo de palestras, o tenente coronel Vicente Tomaz de Aquino fez uso da palavra para ressaltar a importância de eventos como aquele, em que o foco é a prevenção de acidentes. “Temos o objetivo maior de ministrar essas palestras no sentido de conscientizar, para que as soluções de segurança contra incêndio no âmbito dos condomínios sejam levadas a efeito.”

foto-1
O primeiro palestrante da noite foi o major Eduardo Luiz Gomes. O militar falou sobre a fiscalização do CBM-DF e outros aspectos da segurança contra incêndio e pânico nas edificações residenciais e comerciais. “A gente investe muito na resposta, mas a gente precisa muito mais disso aqui. Precisamos parar, sair da nossa zona de conforto e estarmos aqui para discutir segurança. “
Já segundo palestrante, e assessor jurídico da entidade sindical, Delzio João Oliveira Junior, falou da responsabilidade civil e criminal do síndico e do condômino. “Ao síndico foi dada a incumbência de ser o guardião das vidas e do patrimônio da comunidade condominial. Sua missão é de extrema importância, mas traz consigo responsabilidades hercúleas que, quando não observadas, podem acarretar responsabilidade civil e criminal sob sua pessoa.”
Para o presidente do Sindicondomínio-DF, José Geraldo Dias Pimentel, a continuação da parceria com o Corpo de Bombeiros é extremamente positiva e gera diversos benefícios para a sociedade condominial. No evento, Pimentel aproveitou para reforçar informações sobre e a série de 10 cartilhas orientativas que estão em processo de confecção. “É nosso compromisso, cada vez mais, levar aos condomínios do DF palestras, orientações técnicas e, além disso, segurança na administração do dia-a-dia das edificações.”
Carmélia Justiniano Ribeiro, síndica na Asa Norte, acredita que eventos como este são primordiais para os síndicos. “A palestra foi fundamental para mim. Com ela a gente vai percebendo como é grande a responsabilidade do síndico. Não é como se fosse só pagar as contas. É muito difícil, é muita responsabilidade.”

 

[Assessoria de Comunicação
Presidência
Sindicondomínio-DF]