Na quinta-feira (7), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) divulgou as metas para o reservatório do Rio Descoberto, que abastece a maioria da população de Brasília.

Na apresentação da curva de acompanhamento, é possível notar que não se espera aumento no volume útil superior à 50% da capacidade do reservatório até maio do próximo ano. Este comportamento esperado com relação aos níveis do reservatório, considerando condições específicas, poderá evitar o segundo dia de racionamento de água para a população do Distrito Federal.

Confira as informações dadas pela Adasa:

Adasa apresenta a curva de acompanhamento do Descoberto para 2018

FONTE: Assessoria de Comunicação Adasa

A Agência Reguladora de Água, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) anunciou nesta quinta-feira a resolução nº 26, que estabelece a Curva de Acompanhamento do volume útil do Reservatório do Descoberto para o período entre dezembro e maio de 2018.

A curva define as metas para o volume útil do reservatório ao final de cada mês e foi elaborada a partir de parâmetros predefinidos, como vazão dos afluentes e captação pela concessionária.

A Adasa fará acompanhamento das previsões climáticas, divulgadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), do nível do reservatório, da vazão captada pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e do somatório das vazões médias dos principais afluentes do reservatório do Descoberto.

Aos irrigantes dos principais afluentes do reservatório do Descoberto fica mantida a captação de água no horário de 6h às 9h e somente nos dias ímpares. A vazão média mensal máxima de captação da Caesb, no reservatório do Descoberto, fica mantida em 3,10 m³/s.

Por meio de reuniões semanais realizadas com a Caesb e a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (SEAGRI), a Adasa analisará a efetividade das medidas de restrição adotadas e poderá, caso julgue necessário, determinar novas medidas.

Veja a apresentação completa aqui: http://www.adasa.df.gov.br/images/noticias/07-12-2017/Apresentacao_Resolucao_Curva_Descoberto_07.12.2017.pdfcurva_reservatório_descoberto_2018

Assessoria de Comunicação e Imprensa – Adasa / aci@adasa.df.gov.br/ (61) 3961-4909/4972