Curso gratuito de síndico em Águas Claras

As aulas são ministradas por síndicos de Águas Claras e abordam temas reais e cases de sucesso da gestão condominial da cidade dos arranha céus.

Com o objetivo de apoiar a gestão do síndico, unir e integrar síndicos, a Abrassp – Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais, criou o projeto QualiSíndicos, que é voltado para a qualificação e profissionalização de síndicos, futuros síndicos e síndicos profissionais.

Um dos maiores desafios de um síndico para prestar um bom serviço é exatamente conciliar todos os interesses, e gastando pouco. A profissionalização do síndico torna-se imprescindível, tendo em conta que os condomínios começam a atuar como empresas estruturadas, e esses profissionais são representantes legais da massa condominial.

O curso prático de síndico acontece entre os dias 26 e 28 de novembro, no auditório do E-business Águas Claras, na Av. Pau Brasil, 6 – Águas Claras, Brasília – DF, 70297-400, na cidade de Águas Claras-DF.

O síndico é aquele que precisa ter grande capacidade resiliente, perfil relacional, senso de desprendimento, voluntarioso, muito organizado, conhecimento sobre questões prediais, e acima de tudo, por ser um cargo eletivo, precisa ser político no sentido verdadeiro da palavra.

O condomínio deve ser visto como uma empresa, pois, assim como as empresas, o síndico tem muitas responsabilidades legais, entre elas civil, criminal, trabalhista, previdenciária, tributária e ambiental.

Para saber mais: https://bit.ly/2EVpaO2

 

Bate-papo com o síndico Vital Xavier de Lima Filho

Na 13° edição da série de entrevistas intitulada de BATE-PAPO COM SINDICO, conversamos com o Tecnólogo em redes de Computadores, síndico no condomínio do edifício Monte Carlo em Taguatinga-DF, Vital Xavier de Lima Filho, veja abaixo as respostas desse competente síndico ao nosso portal

1-) Porque decidiu ser Síndico?

Como a sindica anterior estava a entregar o condomínio, após 26 anos como síndica orgânica, e não havia ninguém realmente interessado na continuidade da boa gestão do condomínio, tão pouco um responsável que conhecia o condomínio para tomar posse da vaga de síndico, me procuraram e acabaram me convencendo a pegar o condomínio, pois estavam preocupados com a futura gestão condominial, onde se colocassem qualquer um, podia o condomínio que tanto lutamos para deixar em boas condições, ficar ‘entregue as baratas’, com isso fui interessando pelo condomínio, também preocupado com o condomínio decidi me candidatar a síndico, com a confiança de boa parte do condomínio me elegeram síndico e ainda estou síndico. Primeira gestão, porém não sei se será a última, acredito que ainda tenha muito a contribuir com o condomínio.

2-) Como conciliar suas atividades, mais a de Síndico?

Sou MEI, e portanto faço o meus horários, com isso minha agenda diária contempla a fazeres do condomínio e dos serviços não ligados ao condomínio, meus serviços e atividades particulares.

3-) Como é ser Síndico?

Ser síndico não é nada fácil, saber que é responsável por lidar com um bem que tem diversos proprietários e que estes lhe confiam essa função pesa um pouco, ser cobrado por tudo, poder ser procurado a qualquer momento por diversos motivos, decidir o que será melhor fazer em determinada situação, há momentos que fica cansativo, mas saber que faço o meu melhor sempre e que não vejo reprovação pelos moradores é gratificante. A complexidade exigida na administração condominial nos dias atuais não é para qualquer um, tem que ter sangue frio, ser paciente e tolerante, saber lidar com as pessoas, com as diversas situações que encontramos pela frente, como mediar conflitos, e, contudo, sempre manter o bom relacionamento com os moradores.

Para saber mais: https://bit.ly/2Pwzyjd

 

Não paguei as taxas do condomínio e após dois dias de atraso recebi notificação solicitando o pagamento. Isso pode?

Resposta: A palavra “condomínio” quer dizer uma propriedade comum, isto é, reunião de direitos e obrigações atrelados à propriedade privativa de uma ou mais unidades, em um único prédio, no qual as unidades atribuem-se em frações ideais – artigo 1.332 do CC.

O condomínio trata-se de uma pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos e depende única e exclusivamente do pagamento do rateio mensal realizado pelos moradores (ora, as taxas condominiais) para adimplir com suas obrigações.

A taxa condominial, por sua vez, é uma imposição para que todos os condôminos dividam as despesas do condomínio. Dessa forma, percebe-se que o condomínio não possui receita/lucro, mas, tão somente, divisão de despesas comuns entre os moradores.

Pois bem. A legislação vigente não dispõe acerca de um prazo de atraso da taxa para que o condomínio possa iniciar a cobrança (extrajudicial ou judicial).

Em tese, no dia subsequente ao vencimento da taxa condominial o condomínio já poderia enviar notificação extrajudicial ao condômino inadimplente e/ou ajuizar Ação de Cobrança.

Para saber mais: https://bit.ly/2SzLPlO

 

Vila da Melhor Idade: Campo Grande terá condomínio social exclusivo para idosos

Campo Grande deve ganhar um condomínio para idosos na área central da cidade. O prefeito Marquinhos Trad anunciou nesta terça-feira (30) o projeto ‘Vila da Melhor Idade’, que contará com 40 unidades e será exclusiva para os idosos, como uma forma de garantir independência a esta população.

De acordo com a Prefeitura, idosos solteiros ou casados serão contemplados com a iniciativa, que tem um investimento previsto em R$ 3,5 milhões do município. No projeto, cada apartamento contará com sala, cozinha, área de serviço, quarto, banheiro e varanda. Além disso, todos os blocos serão pintados de cores diferenciadas para facilitar a localização e contarão com elevadores para assegurar a acessibilidade.

O espaço será construído em uma área em frente ao teatro de arena do Horto Florestal, localizado na confluência da rua Anhanduizinho com a Fernando Corrêa da Costa, onde funcionava a antiga sede da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), informou a Prefeitura. O condomínio terá área de convivência, horta, capela ecumênica e biblioteca.

Para saber mais: https://bit.ly/2qlb8ep

 

Sessão Solene 2018 em homenagem ao Dia do Síndico na CLDF

Para a solenidade estão convidados todos os síndicos, subsíndicos e moradores de condomínios. Também estão convidados a participar da comemoração, conselheiros fiscais, administradores e gestores que fazem parte desse contexto e que são igualmente importantes ao bom desempenho dos síndicos.

Esse dia é importante pois é uma forma de prestigiar a figura do síndico, representante legal dos condomínios do Distrito Federal, merecedor de todo o apoio da sociedade e dos moradores do condomínio.

A solenidade terá início ás 19h do dia 05/12, no Plenário da Câmara Legislativa e contará com a presença de autoridades da ABRASSP, ABRASSP-DF, SindiCONDOMÍNIO-DF, ASSOSÍNDICOS-DF, GDF, CREA-DF, CRC-DF, CRECI-DF, CRA-DF, CAU-DF, OAB-DF, CBMDF, UNICA-DF e demais entidades.

A LEI 5664/2016, de autoria da deputada distrital Sandra Faraj, foi aprovada em julho de 2016 e sancionada pelo governador Rodrigo Rollemberg. O texto institui no calendário oficial do Distrito Federal, o Dia do Síndico a ser comemorado no dia 30 de novembro.

Quem será homenageado?

Na solenidade serão homenageados todos os síndicos, subsíndicos e moradores de condomínios. Também estão convidados a participar da comemoração, conselheiros fiscais, administradores e gestores que fazem parte desse contexto e que são igualmente importantes ao bom desempenho dos síndicos.

Esse dia é importante pois é uma forma de prestigiar a figura do síndico, representante legal dos condomínios do Distrito Federal, merecedor de todo o apoio da sociedade e dos moradores do condomínio.

Onde?

No plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal na Praça Municipal – Quadra 2 – Lote 5 – CEP: 70.094-902, Brasília-DF.

Quando?

No dia 05 de dezembro de 2018.

Que horas?

19:00 horas.

Como faço para saber mais?

61 3054-0543 | 4101-8158 | 9 9807-2015 (WhatsApp).

Para saber mais: https://bit.ly/2SAPHDg