Artigo: A transformação do conceito de moradia começa com pequenas ações de humanização

Para os condomínios espalhados no Brasil, os empreendimentos imobiliários são entregues com dezenas de serviços agregados e funcionando, o síndico recebe a missão e o grande desafio de sustentar e manter o empreendimento, para isso alguns condomínios optam por terceirizar a administração ou ter um síndico profissional, pois nos bastidores, o trabalho é árduo e hercúleo, esta é a verdadeira vida de um síndico

Ainda se espera da humanidade que o respeito pelo próximo seja a base a base de uma boa convivência, mas as pessoas estão muito individualistas e até mesmo o respeito e o bom senso foram deturpados e o limite de cada pessoa foi transformado em uma linha imaginária que só está na cabeça de cada um e a verdade absoluta é que cada um só faz o que quer. Será que este novo conceito tem futuro em moradias coletivas, onde nós precisamos exercitar o alfabeto do Síndico: OBDC e CD.

Que conflitos um síndico pode enfrentar, só Deus sabe, o que sabemos que qualquer coisa pode ser motivo de conflito. Os assuntos campões de conflitos estão relacionadas a mais de 80% das ocorrências estão no ABC CONDOMINIAL: ANIMAIS, ASSEMBLEIA, BAGUNÇA, BARULHO, BICICLETAS, CARROS, CIGARRO, CONSELHOS, CONTABILIDADE CONDOMINIAL, CONVENÇÃO e CRIANÇA.

Por outro lado, a SOLIDÃO não resolve problemas, cria outros como MANIAS, TOC’s, DEPRESSÃO, SINDROME DO PÂNICO, SUICÍDIOS, e dificuldades extremas de relacionamento, entre outros problemas relacionados com a solidão.

Com isso entendemos que a ações de humanização são a fórmula do sucesso para equilibrar a convivência social entre moradores, proprietários, funcionários e gestores condominiais, uma vez pequenos conflitos e divergências são impossíveis de eliminar, pois todos somos seres humanos fadados ao erro e a pensarmos diferentes uns dos outros.

Para saber mais: https://bit.ly/2TLErEr

Roubo a condomínios

Atualmente, os meliantes não têm poupado esforços a fim de alcançarem seus objetivos delituosos em condomínios, quer seja escalando a parte externa do prédio ou saltando muros, quer seja entrando pela portaria principal, através do emprego ou não da violência, tendo como seu principal aliado o fator surpresa ou, até mesmo, utilizando-se das mais inusitadas maneiras para enganar condôminos e/ou funcionários.

Suas sutilezas são utilizadas para que, ao adentrarem o condomínio, possam realizar invasões de domicílios, furtos, roubos, seqüestros entre outros crimes, causando medo e pânico nas pessoas.

Neste mês de julho a imprensa divulgou que houve um aumento de roubo e furto a condomínios em 56% no estado de SP em 2018 e foi veiculada da seguinte forma: Foram 1.300 crimes do tipo entre janeiro e abril, segundo dados da SSP obtidos via Lei de Acesso.

O número de roubos e furtos a condomínios no estado de São Paulo cresceu 56% neste ano, apontam dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP) obtidos com exclusividade pela GloboNews por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI). Foram 1.300 crimes contra prédios registrados entre janeiro e abril de 2018, contra 832 no mesmo período do ano passado.

Para saber mais: https://bit.ly/2SepoS2

Ponte abandonada transformada em condomínio ecológico

O que fazer com uma construção que deixa de ser usada para o seu propósito original. Antigamente, seria simplesmente desmantelado ou implodido, mas agora importa reaproveitar toda a infraestrutura, não só o espaço, mas também os materiais, com o mínimo de desperdício. É o caso desta ponte abandonada, que já não usada para trânsito, e que vai ser transformada num condomínio de apartamentos, com emissões de carbono nulas.

A antiga ponte Lekbrug, na cidade de Vianen, na Holanda, foi construída em 1936 para ligar as duas margens do rio Lek. Como está na província central de Utrecht, servia, efetivamente, como eixo de ligação entre o norte e o sul do país, sobrevivendo intacta à Segunda Guerra Mundial. Em 2004, no entanto, foi interrompida a passagem do tráfego automóvel, com a construção de uma ponte mais moderna. Por isso, o estúdio de arquitetos Cepezed criou um projeto para reaproveitar a ponte abandonada para habitação e integração no espaço urbano, aliando-se a várias empresa para transformar esta ideia em realidade.

As autoridades locais desta cidade holandesa, a empresa proprietária e o consórcio envolvido na recuperação e reconstrução da ponte concordam que a maior parte dos materiais não eram reaproveitáveis.

Para saber mais: https://bit.ly/2DZociy

Cuidados na compra de apartamentos de cobertura com terraço

É o sonho de muitas pessoas um apartamento no modelo penthouse, na cobertura de um prédio, com vista panorâmica, grande e aconchegante para a família e melhor: poder fazer aquelas festas badaladas para os amigos.

Porém, o que muitos não sabem é que adquirir um apartamento de cobertura, com um terraço na frente, pode ser uma grande dor de cabeça e ter como resultado até a perda de parte do apartamento.

Isso porque muitos apartamentos de cobertura incorporam o terraço de forma indevida, sem o conhecimento do síndico e aprovação dos demais moradores e acabam possuindo aquela parte sem respeitar o que determina a certidão de constituição de condomínio e as leis do nosso país.

Inclusive, o próprio Código Civil determina, no seu art. 1.331, parágrafo 5.º que: “O terraço de cobertura é parte comum, salvo disposição contrária da escritura de constituição do condomínio”.

Para saber mais: https://bit.ly/2r4JBy7