O que fazer quando o antigo síndico não repassa os documentos do condomínio ao novo síndico?

O primeiro passo é a atual administração fazer uma notificação extrajudicial, de preferência via cartório, dando um prazo para que o mesmo entregue os documentos solicitados

Se, ainda assim, o mesmo continuar se negando, entrar com ação judicial para que a Justiça, sob pena de sanções, determine a entrega dos documentos.

Portal Cidades e Condomínios por Jornalista Paulo Melo 61 98225-4660

Para saber mais: http://www.cidadesecondominios.com.br/2018/09/o-que-fazer-quando-o-antigo-sindico-nao.html

 

Fibra ótica : sobre o seu condomínio

A internet de fibra ótica é conhecida pela agilidade. O motivo é simples: seus cabos são envoltos por um material que isola as ondas eletromagnéticas, característica capaz de livrar o serviço de possíveis interferências. Resultado? Alta performance nas conexões. Por isso, a tecnologia é recomendada para diferentes usos e situações. Em um condomínio, por exemplo, pode ser uma importante aliada para conectar as pessoas, organizar a rotina e facilitar a comunicação. Tudo isso de um jeito mais rápido e eficaz.

Aliás, a forma de se comunicar, até mesmo com os vizinhos, mudou. Pense bem: grupos no WhatsApp ou no Facebook substituíram os antigos comunicados. Tais canais ajudam a aproximar as pessoas de um jeito mais simples e barato. Por isso, é tão importante saber usar ao máximo as possibilidades que uma boa conexão oferece. De olho nessa questão, fizemos uma lista com cinco maneiras eficazes de usar a internet de fibra ótica para encontrar tudo o que você precisa saber sobre o seu condomínio.

Reuniões online

As agendas atribuladas implicam em um problema: organizar uma reunião com total adesão. É difícil reunir todo mundo, num único dia, e no mesmo local. Por isso, a fibra ótica é uma ótima aliada. Dessa forma, permite a realização de reuniões a distância, com uma boa qualidade de vídeo e de som.

Para saber mais: https://www.vivotech.com.br/fibra-otica-condominio/

 

Condomínios verdes, o seu também pode

Quando a gente pensa em condomínios sustentáveis, logo aparecem as ideias de muito investimento em tecnologia, soluções sofisticadas e lentas e processos de certificação complexos.  Mas, se o que você quer é tornar o lugar onde você mora melhor e não acha que os outros condôminos e síndico  estão ainda maduros para enfrentar esta rotina toda, veja por onde começar. Iniciativas simples podem transformar o condomínio e torná-lo mais verde e  com condôminos mais felizes Basta dar novo significado para áreas ociosas do seu prédio.

Veja coisas simples que podem fazer muita diferença:

horta  comunitária orgânica: para fazer é preciso encontrar um espaço, um responsável ou um grupo de responsáveis e encontrar um condômino ou contratar um especialista para analisar solo, exposição ao sol, chuva e oferecer as orientações de como otimizar o espaço e fazer a manutenção. Tudo que for plantado é distribuído aos condôminos e funcionários e havendo excedentes, a vizinhança também poderá se beneficiar. Uma boa ideia é envolver as crianças, elas adoram, aprendem muito sobre os processos de plantação, colheita, economia local e ainda é um super incentivo para que os pratos fiquem mais saudáveis e coloridos.

compostagem: existem muitas iniciativas de reciclagem de lixo, mas a quantidade de lixo orgânico ainda é muito grande. O condomínio pode usando a mesma lógica da horta: espaço + responsável + orientação especialista implantar o processo de compostagem e transformar o lixo em adubo. O adubo pode ser usado nas áreas verdes do condomínio e também pelos condôminos. As crianças também adoram participar do processo e ver o milagre da transformação do lixo.

Para saber mais: https://sao-paulo.estadao.com.br/blogs/vida-vertical/condominios-verdes-o-seu-tambem-pode/

 

Incêndios constantes preocupam moradores de condomínio em Satuba

Os moradores do Condomínio Recanto das Lagoas, no município de Satuba, na Região Metropolitana de Maceió, estão preocupados com os incêndios constantes nas residências. O último caso foi registrado na tarde da segunda-feira (24), em dois contadores de energia de duas residências.

A moradora e ex-síndica, Eloize Vieira, contou que desde o dia 22 de agosto tem acontecido incêndios no condomínio. “Só de domingo pra cá foram doze casas, doze contadores que queimaram. Ontem teve um pela manhã e dois a tarde. Desde o dia 22 de agosto está acontecendo com frequência. Os Bombeiros ficaram de emitir um laudo desse primeiro caso e até agora nada. Ninguém nos dá um parecer. O fogo sai pelo teto e a gente fica sem saber o que fazer, começa a correr, jogar água, areia”, disse Eloize.

O Corpo de Bombeiros informou ao CadaMinuto que o laudo sobre o incêndio ocorrido já esta pronto, mas cabe ao proprietário da residência ir buscar. “Não podemos divulgar nenhuma informação sobre a causa, antes que o proprietário seja informado”, disse o órgão em nota.

“Teve um rapaz que perdeu tudo na casa dele. Queimou tv, sofá, som, tudo. A construtora disse que já acabou a garantia e não tem mais responsabilidade por isso. Nem vir aqui fazer uma vistoria, eles vêm. A Eletrobras diz que a rede deles está normal, que o problema está na qualidade da fiação das casas. Doze casas com problema?”, indagou a moradora.

A assessoria da Eletrobras informou que os técnicos identificaram que o problema está na instalação interna das residências e que continua monitorando a situação do residencial.  A reportagem tenta contato com a construtora responsável pelo residencial e com o Corpo de Bombeiros, mas, até agora, não obteve retorno.

Para saber mais: https://www.cadaminuto.com.br/noticia/327014/2018/09/26/incendios-constantes-preocupam-moradores-de-condominio-em-satuba

 

Advogado esclarece problemas de convivência em condomínios (vídeo)

Especialista em condomínio e imóveis, o advogado Rodrigo Karpat tirou dúvidas sobre problemas que acontecem diariamente entre condôminos.

Para assistir: https://videos.band.uol.com.br/superpoderosas/16547636/advogado-esclarece-problemas-de-convivencia-em-condominio.html