Feira e Congresso para síndicos no Centro de Convenções SulAmérica

Síndicos do Rio terão a oportunidade de conferir produtos e serviços para condomínios durante a Expo Síndico, que ocorrerá nos dias 27 e 28 deste mês no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova, região central do Rio. A organização estima um público de mais de 3 mil síndicos. Neste ano, a feira acontece em parceria com o Congresso Apsa de Síndicos profissionais e Gestores de Propriedades Urbanas, que vai discutir o papel do condomínio na sociedade.

Durante os dois dias de evento, mais de 60 fornecedores do setor vão expor serviços e produtos no mercado de condomínios. Síndicos e administradores de condomínios vão poder buscar inovações visando redução de custos e o aprimoramento de serviços. Segundo eles, a feira é atualmente a maior do Rio no ramo.

Para Dil Melo, organizadora do evento, a feira cria uma comunicação direta entre quem vende e quem compra. “Os síndicos podem esperar por um evento completo e diferenciado. A programação variada de palestras e os melhores expositores do setor estarão reunidos nos mesmo lugar”, afirma.

Além da feira, o evento vai contar com um ciclo de palestras promovido pela Apsa para os visitantes. Entre elas, assuntos como a integração dos condomínios com a sociedade e o meio ambiente e perfil dos síndicos profissionais. “Estamos muito felizes com a parceria com a Apsa. Isso eleva o nível do nosso evento e traz para a plenária grandes palestrantes”, argumenta Dil.

Para saber mais: https://bit.ly/2Dm2mEL

 

O que faz o síndico de um prédio?

Durante nossa vida, a gente aprende que existem vários níveis de autoridades, além de inúmeros tipos de administrações e administradores. Os síndicos são um tipo de administrador com certa autoridade em um prédio. Portanto, em alguns casos, há quem duvide ou quem não saiba de fato quais são as funções do mesmo. O trabalho do síndico muitas vezes é alvo de questionamentos, piadas e até problemas envolvendo a vida pessoal dos condôminos, já que há quem não goste desse morador com pinta de funcionário ditando regras no dia a dia. Nesse artigo, vamos deixar claro para você o que faz o síndico de um prédio.

A eleição do síndico acontece por meio de assembleia geral no condomínio. O eleito deverá fazer a administração do local por um prazo não maior que dois anos. O candidato pode ou não ser morador do condomínio e por isso, existem profissionais treinados para administrar um prédio e decidir quais são os melhores rumos a se tomar no mandato. O síndico pode ou não ser remunerado, podendo ter como recompensa a não necessidade de pagar qualquer despesa condominial. Importante que essa atividade, mesmo remunerada, não configura um vínculo empregatício.

Mas afinal, o que faz um síndico? A resposta é simples: esse profissional convoca as assembleias do condomínio, representa o condomínio em juízo, tem o dever de cumprir o regimento da assembleia, de avisar a assembleia sobre a existência de algum procedimento jurídico ou administrativo de interesse do condomínio. Aplicação de multas, cobranças, prestação de contas, prestação de seguro e outras obrigações fazem parte do trabalho do síndico.

Para saber mais: https://bit.ly/2Q09LAq

 

Checklist de verão: lotação de condomínios exige manutenção

A aproximação da temporada de verão, de dezembro a março, representa ocupação máxima para os condomínios próximos das praias catarinenses. A concentração de moradores e visitantes demanda cuidados com infraestrutura ao longo de todo o ano e uma série de manutenções funcionais para o bom convívio e o bem-estar dos condôminos.

Mais de 4 milhões de pessoas passaram na temporada de 2017 por Balneário Camboriú, cidade com uma população estimada em 138 mil habitantes pelo IBGE. Em janeiro de 2018, a prefeitura contabilizou um aumento de 26,6% no número de visitantes em relação ao mesmo mês do ano anterior. Foram 879.150 pessoas, em um cálculo baseado na produção de lixo domiciliar per capita.

Outra cidade catarinense com alta concentração de visitantes no verão é Itapema, onde cerca de 500 mil turistas misturam-se a cada temporada aos 63 mil habitantes estimados pelo IBGE. Os números nas duas cidades refletem as muitas alterações na rotina, influenciadas por turistas e proprietários de imóveis em férias ou residentes em apenas parte do ano.

Na Avenida Central, em Balneário Camboriú, o Edifício Las Vegas passa a baixa temporada com 30 a 40% das 240 unidades ocupadas. A lotação é máxima quando chega o verão, especialmente em janeiro e fevereiro. São proprietários e turistas que alugam apartamentos. O monitoramento constante da movimentação é acompanhado por uma série de medidas preventivas, reparos e reformas na edificação que está completando 30 anos.

Para saber mais: https://bit.ly/2Djt6FX

 

Ventilação adequada garante segurança e saúde

A ventilação e a iluminação adequadas são importantes para manter a saúde das pessoas nos condomínios e preservar as edificações, o que evita a deterioração e reduz os riscos de acidentes com vazamentos de gás, por exemplo.

O engenheiro civil Paulo Carelli, especialista em patologia da construção civil em Balneário Camboriú, ressalta ser importante assegurar a ventilação permanente nas garagens dos prédios. “O acúmulo do monóxido de carbono que pode sair dos veículos é prejudicial à saúde”, afirma.

Carelli destaca que os síndicos devem ficar atentos às regras da NSCI/94 do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, que determinam as regras contra incêndio. “A boa renovação de ar dentro do prédio pode minimizar os riscos deste tipo de acidente”, explica o especialista.

Outra situação que deve ser observada para manter a segurança das instalações é com os compartimentos de gás, que também devem ser bem vedados para impedir que o produto vaze pela tubulação e atinja interruptores, provocando incêndio.

A arquiteta e urbanista Glaci Refosco, da Nuovo Studio Architettura, na Capital, destaca que nos últimos anos os profissionais da área estão mais atentos ao elaborar projetos que preservam a iluminação natural com espaços onde o sol possa entrar por mais tempo, além de estratégias para manter a boa ventilação dos ambientes. O ideal, explica a arquiteta, é privilegiar os espaços onde o vento nordeste possa circular fazendo o que se chama de vento cruzado, o que permite melhor ventilação e consequentemente menos problemas relacionados à falta de ar em alguns pontos do condomínio.

Para saber mais: https://bit.ly/2DEC1CY

 

Precisando modernizar o seu elevador?

Além da manutenção de importantes componentes para garantir a funcionalidade, segurança e extensão de vida útil do elevador, com o passar do tempo os condomínios também precisam atualizar o layout dos seus equipamentos. Em alta no mercado, a modernização estética é a opção ideal para quem tem uma cabine com aspecto antiquado, degradado ou que não combina com o estilo arquitetônico do edifício. E nesses casos, mais que requinte, o novo design do espaço gera também a valorização do empreendimento.

O síndico Olvir Favaretto, responsável pelo Condomínio Centro Comercial Campinas, localizado em São José, investiu recentemente no processo de modernização dos dois elevadores, que há 13 anos não recebiam nenhum tipo de revitalização. Com 132 unidades, entre lojas e salas, o empreendimento recebe em média três mil visitantes por dia e o equipamento é o coração do edifício.

Para saber mais: https://bit.ly/2QFJyUH