Em caso de confirmação de morador com coronavírus, a vigilância Epidemiológica de Brasília deverá ser informada para fornecer as orientações pertinentes. Com essa informação, o síndico pode comunicar aos demais condôminos sobre a confirmação da doença no condomínio, sem, contudo, revelar a identidade do morador.

Alguns cuidados que o doente deve ter:

  • Não circular pelas áreas comuns
  • Se precisar circular, fazer uso de máscara
  • Desinfectar as áreas por onde o doente passou (elevador, por exemplo)
  • Manter distância mínima de 1,5 metro de outras pessoas

Solidariedade é bem-vinda. Se o vizinho doente compartilhar sua identidade, quanto mais ajuda receber, menos necessidade terá de ficar circulando.

Perguntar se está precisando de alguma coisa, levar mantimentos, conversar pelo interfone são gestos que não vão lhe prejudicar, ao mesmo tempo em que podem trazer certo conforto para quem precisa e deve ficar em quarentena.

O mesmo vale para vizinhos idosos ou que pertençam ao grupo de risco – diabéticos, hipertenso, cardíacos, asmáticos, doentes renais e fumantes -, que devem seguir a recomendação de ficar em casa o máximo de tempo possível.

Deve-se ter atenção e seguir o procedimento previsto na Portaria nº 356, de 11 de março de 2020, que regulamenta a Lei Federal nº 13.979/20, que estabelece as medidas para enfrentar situação de emergência de saúde pública, de nível internacional, em decorrência do coronavírus.