Na 12° edição da série de entrevistas intitulada de BATE-PAPO COM SINDICO, conversamos com o Engenheiro, Síndico Profissional em 9 condomínios na Asa Sul e vice-presidente da ABRASSP-DF, Guillermo Santana Enriquez, veja abaixo as respostas desse  Cubano e competente síndico profissional ao nosso portal

1-) Quantos e quais condomínios você administra como síndico profissional?

Administro 9 (nove) condomínios na Asa Sul, como Síndico Profissional, são eles: Condominio do Bloco “A” SQS 406 CEP: 70255-010, ASA SUL, Brasília, DF; Condomínio do Bloco “T” SQS 406 CEP: 70255-200, ASA SUL, Brasília, DF; Condomínio do Bloco “A” SQS 407 CEP: 70256-010, ASA SUL, Brasília, DF; Condomínio do Bloco “B” SQS 407 CEP: 70256-020, ASA SUL, Brasília, DF; Condomínio do Bloco “G” SQS 407 CEP: 70256-070, ASA SUL, Brasília, DF; Condominio do Bloco “J” SQS 407 CEP: 70256-100, ASA SUL, Brasília, DF; Condomínio do Bloco “U” SQS 407 CEP: 70256-210, ASA SUL, Brasília, DF; Condomínio do Bloco “A” SQS 408 CEP: 70257-010, ASA SUL, Brasília, DF; e o Condomínio do Bloco “K” SQS 408 CEP: 70257-110, ASA SUL, Brasília, DF.

2-) Porque decidiu ser Síndico?

Tenho uma filha com Síndrome de Down precisava de um tempo para ela, um horário aberto de trabalho e terminei começando a administrar um condomínio, assim que os moradores dos prédios vizinho tiveram conhecimento de meu trabalho, recebe vários pedidos e hoje administro 09 (nove) condomínios.

3-) Como conciliar suas atividades, mais a de Síndico?

“A falta de tempo e uma desculpa que colocamos em aquelas coisas que não gostamos de fazer” Se você quer você organiza seu tempo em função de seus objetivos, a palavra chave é: ORGANIZAÇÃO para uma boa administração você tem que organizar-se do contrário não vai dar certo. 

4-) Como é ser Síndico?

Ser Síndico é muito ingrato, jamais esperes elogios, as pessoas sempre procuram o síndico quando tem problemas e já vem muitas vezes estressadas, importante manter a calma e muita paciência para poder conciliar uma solução. Os moradores acostumam a ver o síndico como um funcionário a mais do condomínio cabe ao síndico de forma profissional mostrar seu lugar é importante respeitar para ser respeitado. 

5-) Quando assumiu quais os problemas encontrados?

Os dois problemas mais críticos de qualquer condomínio são a inadimplência e a manutenção sistemática de suas instalações (é incrível como as pessoas não tem cuidado com a manutenção), tubulações de água, esgoto, energia, sistemas de elevadores só por citar alguns exemplos precisam de manutenção e revitalização sistemática. 

6-) O que representava o maior problema?

É muito relativo qualquer problema em um condomínio pode virar uma bola de neve, quando não é solucionado a tempo, um exemplo um conselheiro de um prédio procuro por mim para que eu assumisse o seu condomínio a síndica tinha apresentado a renúncia e o condomínio estava um caos. Quando assumi procurei o problema que tinha gerado essa situação, era um vazamento em uma unidade existiam dois laudos de empresas diferentes sobre a situação, um processo andamento na justiça e milhares de cartas de reclamações por partes do morador. Eu peguei uma cadeira e subi para olhar a causa do problema (só uma dilatação na janela que solucionei com uma bisnaga de silicone, nunca mais vazou). Logo depois das pessoas ficaram calmas e o problema foi solucionado o morador falou para mim que em dois anos de conflitos ninguém tinha pegado e subido para procurar a causa do problema nem as empresas de engenharia que tinha cobrado um serviço e não tinham feito nada. Muitas vezes um grande problema pode ser solucionado de forma simples é só procurar a solução 

7-) Deixe uma mensagem de otimismo para os seus colegas Síndicos?

O Sindico é um profissional que depende de muitas áreas do conhecimento: Tem que saber de Direito e Legislação, Conhecer de Contabilidade, Precisa a parte de Administração, conhecer as Normas Técnicas, ter noções de Engenheira Civil, Elétrica, até Psicologia é importante conhecer. Ser Síndico de um condomínio e um aprendizado o tempo todo, tem que ser uma pessoa aberta, conciliadora, dinâmica e não pode deixar-se abater pelos problemas ao contrario tem que saber crescer ante as dificuldades.

Portal Cidades e Condomínios por Jornalista Paulo Melo 61 99807-2015