O app e-GDF conta com o serviço Delegacia Eletrônica, em que alguns delitos podem ser registrados pelo cidadão sem precisar sair de casa

Em uma nova atualização do aplicativo oficial do Governo do Distrito Federal, novos recursos ficaram disponíveis oferecendo maior suporte aos cidadãos. Agora o app e-GDF conta com o serviço Delegacia Eletrônica, em que alguns delitos podem ser registrados pelo cidadão sem precisar sair de casa. Crimes como furtos, agressão e ameaças já podem ser registrados sem precisar comparecer a uma delegacia. O app já contava com canais de denúncia de violência contra a mulher e discriminação étnico-racial, que tem destaque na página inicial do app.

Em tempos de isolamento em combate à pandemia da Covid-19, o recurso é um grande aliado dos cidadãos para resolver vários problemas com eficiência e comodidade. O app e-GDF oferece serviços de consulta ao IPVA e IPTU e também a situação dos benefícios sociais do GDF. Na seção Ouvidoria, é possível abrir e acompanhar solicitações feitas ao Governo. A aba Saúde permite ainda o acompanhamento de protocolos abertos nos hospitais da rede pública.

Um serviço importante já tinha sido adicionado na atualização anterior, com o extrato do Bilhete Único do transporte público. Na seção, o usuário pode verificar o saldo disponível e as viagens em que o cartão foi utilizado. Estão previstas para as próximas atualizações a inclusão dos serviços de autoatendimento da Caesb. Os recursos tecnológicos estão sendo implementados para permitir consulta à segunda via de contas e abertura de chamados com a companhia.

Outro novo recurso do aplicativo é o login unificado com a plataforma do Governo Federal. A partir de agora, o usuário pode acessar suas informações com o mesmo login e senha do gov.br, com um acesso único pelo CPF. A medida é resultado dos esforços do GDF em desenvolver a integração digital.

A nova versão do app e-GDF já está disponível nas lojas virtuais de apps para celular. O aplicativo é administrado pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria de Economia, que disponibiliza ainda o app Economia DF com diversos serviços aos contribuintes.