muriloPor Murilo Carvalho, cientista político

Após mais de 8 horas de sessão, na última terça-feira (13), a Comissão de Assuntos Sociais fez a leitura do parecer do Senador Ricardo Ferraço (PSDB/ES) a respeito do PLC 38/2017 (Reforma Trabalhista), rejeitando todas as emendas apresentadas. Tal medida evita que a matéria volte para a Câmara dos Deputados e atrase ainda mais a agenda do Governo. No entanto, o presidente Michel Temer garante que irá apresentar uma Medida Provisória e vetos presidenciais para atender aos interesses dos sindicatos, entre elas: trabalho insalubre para gestantes e lactantes,  trabalho intermitente e imposto sindical.

Também foram apresentados votos em separados dos Senadores Paulo Paim (PT/RS), Randolfe Rodrigues (REDE/AP), Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM).

Os Senadores da base e da oposição fizeram um acordo para que fossem apresentados todos os votos em separado na terça-feira (13), e a votação ficou para a próxima terça-feira (20/06). Se aprovado, a matéria seguirá para a Comissão de Constituição. A expectativa é de início da tramitação na CCJ na quarta-feira (21) e votado na quarta-feira (28). Oposição garante obstrução da matéria.