“SELO DE CERTIFICAÇÃO DE QUALIDADE”­ –  Proteção do Trabalhador, Segurança do Síndico nas Contratações, e Qualidade de vida do Morador em Condomínio.

O SINDICONDOMÍNIO­DF marcou presença no lançamento do Selo de Certificação de Qualidade realizado na tarde do dia 11 de junho de 2015, no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal. O selo pretende certificar as empresas prestadoras de serviços a condomínios que estão em dia com seus deveres legais, principalmente com os trabalhadores.

Presidindo a mesa e dando total apoio à iniciativa, a Deputada Distrital Liliane Roriz parabenizou a todos os envolvidos na criação do Selo de Qualidade. Qualidade nunca é demais. O selo trará benefícios para os trabalhadores, síndicos e moradores.

O SINDICONDOMÍNIO­DF representa, atua e defende os interesses dos mais de 11.000 condomínios no DF. Composto por 1.980.000 ( Hum milhão e novecentos e oitenta mil) pessoas, injetando mensalmente na economia do DF, R$418.880.000,00( Quatrocentos e dezoito milhões e oitocentos e oitenta mil) via arrecadação das taxas condominiais, o que permite, a geração de 80.000 ( oitenta mil ) empregos diretos e indiretos.

O SINDICONDOMÍNIO­DF, na busca do cumprimento de sua finalidade, veio ao longo desses anos, trabalhando em prol das relações trabalhistas, do apoio à gestão, da capacitação profissional, do acompanhamento dos projetos de lei no Congresso Nacional e Câmara Legislativa, entre outros; e hoje, tem como meta, ampliar suas ações principalmente no que se refere à PROTEÇÃO DO TRABALHADOR, SEGURANÇA DO SÍNDICO NAS CONTRATAÇÕES, E QUALIDADE DE VIDA DO MORADOR EM CONDOMÍNIO.

Hoje, diante, das novas tendências, a nível Nacional, que apontam cada vez mais, para evidentes mudanças que poderão advir do fator terceirização, o SINDICONDOMÍNIO­DF se antecipa no sentido primordial de estimular as Empresas Prestadoras de Serviços, para o EXERCÍCIO DE BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO.

Para tal o SINDICONDOMINIO­DF, juntamente com o SEICON­DF (Sindicato dos Trabalhadores em Condomínio) buscam a parceria da ASPRECON (Associação das Empresas Prestadoras de Serviços para Condomínios e Mercado Privado do DF) para que juntos possam alcançar meios para subsidiar o SÍNDICO a ter maior segurança no momento da contratação de serviços terceirizados, dada a sua corresponsabilidade diante de tudo que acontece no condomínio.

O Síndico, no seu papel de Gestor torna­se o responsável pelas escolhas de Empresas Prestadoras de Serviços no âmbito do seu Condomínio. O Síndico também é o responsável pelas conseqüências dessas escolhas, ou seja, de como essas Empresas afetam, ou não, a VIDA DOS TRABALHADORES E DOS MORADORES EM CONDOMÍNIOS.

Dentro dessa perspectiva nasce então o “SELO DE CERTIFICAÇÃO DE QUALIDADE” que vem no sentido de buscar a proteção do Trabalhador, a segurança do Síndico nas Contratações e a Qualidade de vida do Morador em Condomínio. 4

Nesse sentido a ASPRECON (Associação das Empresas Prestadoras de Serviços para Condomínios e Mercado Privado do DF) desenvolverá relevante papel, junto aos SINDICATOS dos Condomínios e dos Trabalhadores, na busca de criação das regras de instalação e de concessão do SELO DE CERTIFICAÇÃO DE QUALIDADE para Empresas candidatas à prestação de serviços em condomínios. Fato que, indubitavelmente, trará ao Síndico à almejada segurança, tranqüilidade na escolha de sua Empresa terceirizada, e garantia de bons serviços.

Aliado a essa busca de qualidade, com certeza, um dos grandes requisitos de boas práticas de gestão que deverá compor o rol das exigências para obtenção do “SELO DE CERTIFICAÇÃO DE QUALIDADE” será o nível de QUALIFICAÇÃO DOS TRABALHADORES. Fato que será da responsabilidade das entidades emitentes do SELO, bem como, das Empresas detentoras do Selo de Certificação de Qualidade. Na QUALIFICAÇÃO DOS TRABALHADORES serão envidados esforços em treinamentos que visem a melhoria da mão de obra para os condomínios no Distrito Federal, bem como o compromisso de realização de trabalhos em prol da saúde, e da vida social do trabalhador e de suas respectivas famílias.

O SINDICONDOMINIO­DF ainda conta com o apoio da ASSOSÍNDICOS­ DF que incansavelmente buscará levar a cada Síndico, e a cada Síndica, TODAS AS INFORMAÇÕES de Gestão necessárias para uma boa contratação de Empresa de Terceirização de Serviços. A ASSOSÍNDICOS­ DF e o SINDICONDOMINIO­DF prosseguirão em parceria na busca de formar e qualificar Síndicos, para que possamos cada vez mais contar com Gestores preparados e bem informados.

NOSSO LEMA:

“SEGURANÇA PARA O SÍNDICO NAS CONTRATAÇÕES!
PROTEÇÃO AO TRABALHADOR!
QUALIDADE DE VIDA PARA O MORADOR EM CONDOMINIO!”

José Geraldo Dias Pimentel