Diante da crise hídrica que se agrava, fazer o uso racional da água no local onde se vive é essencial

O governador Rodrigo Rollemberg decretou ontem (25) estado de emergência no Distrito Federal por 180 dias. Com isso, a Adasa fica autorizada a restringir o uso de recursos hídricos que não sejam para consumo humano. Enfrentar a mais grave crise hídrica da história do Distrito Federal não tem sido fácil. Para os condomínios, o jeito é inovar, buscar saídas para o combate à situação.

Esse foi o caso do condomínio em que Murilo Carvalho é síndico, no Guará I. Uma das soluções buscadas pelo gestor foi usar a água da chuva para ajudar no abastecimento das 19 unidades residenciais. Além das duas caixas d’água do prédio, outras duas foram ativadas com o propósito de captar água pluvial. O abastecimento vindo da água da chuva será usada para descarga de sanitários e limpeza de áreas internas e externas. “Foi uma dupla preocupação. Em parte, fizemos para diminuir a conta de água no final do mês e, como consequência, estamos fazendo nosso papel ambiental, com o uso mais racional dos recursos hídricos”, explica o síndico.

O presidente do Sindicondomínio-DF, José Geraldo Dias Pimentel, alerta a todos os síndicos e condomínios que se unam para enfrentar a crise. “Temos mais de 17 mil condomínios localizados no DF, que somam cerca de 2 milhões de moradores e usuários. O papel da sociedade condominial no enfrentamento da crise e do desperdício da água é importantíssimo. Esse é o momento para nos unir, reduzir o consumo e ajudar na conscientização dos condôminos para o uso racional da água nas unidades individuais.”

Síndicos, confiram dicas de como enfrentar a crise hídrica nos condomínios: