Mais de sessenta pessoas compareceram ao Curso Básico de Qualificação e Aperfeiçoamento em Gestão Condominial, que ocorreu de 5 a 9 de dezembro, no auditório do edifício Porto Seguro, localizado na Asa Norte. Organizado pela Diretoria de Educação e Meio Ambiente do Sindicondomínio-DF, o curso foi subsidiado com recursos da Contribuição de Inclusão Social.

Durante os cinco dias de aulas, dez facilitadores ministraram aulas dos mais diversos temas de interesse do universo condominial, entre eles responsabilidade civil, direitos trabalhistas, seguros e resíduos sólidos. Para Jean Paul Santana, síndico na Asa Norte, o curso serviu também como reciclagem. “O curso foi excelente. Os professores têm nível muito bom, veio só a acrescentar ao conhecimento dos síndicos. Espero que tenham mais cursos como este.”

A síndica da Asa Sul Iara Sintra, procurou o curso por conta da aula sobre seguros e não se arrependeu. “A palestras de seguros, com o Danilo (Damasceno), foi excelente, detalhada. A palestra do primeiro dia, do doutor Delzio (João Oliveira Junior), foi bem esclarecedora. Todas as outras também.” Outro destaque para Iara foi a palestra de Victor Maia. “O Victor falou das patologias dos edifícios, mostrou algumas fotos que foi de encontro ao nosso dia a dia de condomínio. A gente ia se identificando com elas.”

No encerramento do curso, os participantes receberam certificados e confraternizaram. Para a Diretora de Educação e Meio Ambiente, Landejaine Maccori, “não é nenhum segredo que as palavras mágicas para uma boa gestão do síndico são qualificação e profissionalização, ou seja, é a busca do conhecimento científico. É a busca, cada vez mais, de um maior tempo de dedicação ao condomínio que faz um bom síndico. Portanto, o nosso papel enquanto entidade que atua na defesa dos interesses da categoria é justamente procurar apoiar os síndicos na oferta desses recursos.”

De acordo com o presidente do Sindicondomínio-DF, José Geraldo Dias Pimentel, o curso foi mais uma conquista da sociedade condominial. “Os participante puderam comprovar a importância da qualificação e aperfeiçoamento para a prática de uma boa gestão frente aos condomínios.”

Confira a galeria de imagens

Primeiro dia

Segundo dia