Saiba o que o síndico deve fazer antes de deixar o cargo para que o funcionamento do condomínio não seja prejudicado

transição síndicosDizem que o mês de março é o campeão em trocas de gestão em condomínios. Não há uma estatística precisa quanto a isso, mas é importante se ter a consciência de que quando há eleições para síndico é preciso deixar a casa em ordem para receber o novo administrador, afinal de contas, é o bom funcionamento do condomínio que está em jogo.

Para o diretor do Sindicondomínio-DF José Nazareno Farias Martins, a transição deve ser a mais tranquila possível, com o síndico facilitando ao máximo a vida do gestor que está por vir. Isso significa que não há espaço para a falta de organização e nem correria. “A troca de síndico não ocorre de um dia para outro, a não ser em caso de renúncia. O aconselhável é que se tenha um período de transição entre eleição e posse, para que o novo síndico se adapte à próxima realidade de trabalho.”

Ainda de acordo com José Nazareno, caso o síndico não possa, por algum motivo, acompanhar e auxiliar na transição, ele deve elaborar um relatório contendo as principais informações do condomínio, como rotinas e pendências.

Confira abaixo algumas orientações para o síndico que está saindo e para o que está assumindo a administração do condomínio:

Síndico que está saindo:

Preferencialmente, deixe todas as contas pagas;

Deixe registrado um controle rígido sobre a inadimplência no condomínio;

Repasse ao futuro síndico os serviços de manutenção preventivos e corretivos que não foram executados. Se possível, contrate um profissional para fazer um caderno de encargos, que seria um checklist das necessidades do condomínio;

Deixe em ordem o controle de todos os livros: registro de empregados, inspeção do trabalho, livro de atas e livro de ocorrências;

Deixe um controle de férias dos funcionários (quando a contratação for direta);

Deixe na portaria os contratos atualizados com as empresas prestadoras de serviço e a documentação do Crea destas empresas;

Deixe em dia dos pagamentos relativos ao INSS, FGTS e ISS dos empregados. Deixe em ordem, também, as guias de imposto sindical e, se for filiado ao Sindicondomínio-DF, as contribuições patronais;

Deixe organizado o controle de recarga de extintores de incêndio, da manutenção da mangueira, da limpeza de caixa d’agua e de seus filtros, além de verificar a existência de possíveis vazamentos. Em caso de condomínio com área de lazer completa (piscina, academia, salão de festa), deixe em ordem o controle da rotina de manutenção dessas áreas.

Síndico que está assumindo:

Receba e tome conhecimento de toda a documentação do condomínio;

Informe-se das rotinas de manutenção do condomínio;

Informe-se sobre as rotinas de trabalho dos funcionários e o que deve ser feito;

Procure saber mais sobre a inadimplência e dívidas do condomínio;

Dê prosseguimentos às obras aprovadas em assembleia;

Tenha controle sobre eventuais contratações realizadas por empresas terceirizadas;

Tome conhecimento e respeite as normas da Convenção e do Regimento Interno do condomínio.

O presidente do Sindicondomínio-DF, José Geraldo Dias Pimentel, ressalta que seguir essas orientações é fundamental para garantir uma transição de mandato de síndico tranquila e sem impactos negativos para a vida condominial. “Se os síndicos de condomínio tiverem qualquer dúvida sobre esse momento de troca de gestão, podem procurar o Sindicondomínio-DF. Estamos sempre dispostos a ajudar no cotidiano condominial.”

[Assessoria de Comunicação