O momento é oportuno para relembrarmos o que aconteceu neste ano e recordar quais foram as principais ações realizadas em prol dos condomínios do DF.

IMG_1289Com a proximidade do encerramento de mais um ano de trabalho no Sindicondomínio-DF, é com grande satisfação e sentimento de dever cumprido que relembramos algumas das principais ações em prol dos condomínios do Distrito Federal realizadas pela entidade. Isso porque, apenas com relação aos atendimentos promovidos neste ano, estima-se que chegaram a cerca 4.900, tanto de suporte administrativo e jurídico.

Entre os eventos realizados, sempre gratuitos, não podemos deixar de citar as palestras. Uma que merece destaque foi a intitulada “Responsabilidade dos Grandes Geradores de Resíduos Sólidos – Lei 5.610/2016”, que contou com a participação do SLU, Agefis, Adasa e de um perito judicial ambiental.

IMG_20170509_193849228_HDRForam promovidas, também, edições do programa Cidade a cidade, quadra a quadra. Em uma delas, a entidade sindical levou à região do Cruzeiro, Octogonal e Sudoeste a palestra gratuita “Segurança contra incêndio e pânico nas edificações”, juntamente com o Corpo de Bombeiros Militar do DF. Em outra oportunidade, dessa vez na Asa Sul, tratamos sobre “Reformas em edificações, procedimentos e aspectos técnicos” e “Impacto jurídico de reformas e obras contrárias às normas da ABNT”, com apoio da assessoria jurídica da casa e de Iberê Pinheiro de Oliveira, vice-presidente do IBAPE-DF.

Já o evento Segurança Condominial Legal, realizado em parceria com a Polícia Federal, levou vários síndicos ao Jardim Botânico. Na ocasião, foi falado sobre segurança privada, explicando as particularidades entre segurança pública e privada e abordando as atividades permitidas à luz da lei nº 7.102 de 1983. Além disso, foram tratados os aspectos trabalhistas conforme a Convenção Coletiva de Trabalho deste segmento condominial.

IMG_1312Outro evento de sucesso foi o Café com Síndicos. Numa manhã de sábado, mais de 100 pessoas compareceram à sede do Sindicondomínio-DF, interessadas em obter informações sobre segurança orgânica nos condomínios, em aprender mais sobre a MP 759/16 (regularização fundiária) e em conhecer novos produtos e serviços especialmente pensados para condomínios. Mas não bastou tudo isso. No mesmo evento, foi inaugurado o Centro de Treinamento em Gestão Condominial.,

Outras ações

O trabalho do Sindicondomínio-DF também se desenvolve graças às parcerias firmadas, às participações em ações IMG_20170807_101141283_HDR (2)externas e ao apoio prestados a outras entidades. Um exemplo disso foi o curso gratuito “Capacitação Comunitária: Segurança em Condomínios” que contou com a participação das Polícias Militar, Civil e Federal, Corpo de Bombeiros Militar DF e o Conseg Brasília.

Neste final de ano, ocorreu a Corrida do Síndico, em conjunto com a prova Jingle Bels Night Run. Três mil pessoas participaram da ação, que contou com o apoio do Sindicondomínio-DF, com 300 corredores inscritos, e organização conjunta com a Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais (Abrassp).

Entre as nossas participações em eventos externos, podemos ressaltar a nossa presença no II Congress – Congresso Nacional de Síndicos, em que representantes da entidade sindical trataram do tema “A nova legislação trabalhista aplicada aos condomínios.”

Foto: Roque Sá/Agência Senado

São tantas as ações promovidas durante 2017 que não temos como citar todas, mas vale ressaltar a atualização cadastral da base, a presença de representantes da entidade sindical ao V Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, a realização de dois ciclos de debates e a participação da entidade sindical no julgamento do processo nº 2016 00 2 034904-4 como amigo da corte.

corrida do síndico“Fizemos um trabalho sério, responsável e sem nunca esquecer a nossa responsabilidade como entidade sindical. Além de todas as ações educativas, orientamos e atendemos os síndicos de todo o DF, realizamos assembleias, promovemos mesas redondas, tratamos das Convenções Coletivas de Trabalho, estivemos presentes em audiências públicas em diversos órgãos do governo defendendo os interesses da nossa categoria”, declara o presidente do Sindicondomínio-DF, José Geraldo Dias Pimentel. “E não podemos deixar de mencionar que modernizamos nossa comunicação para melhor levar todas essas informações à nossa base, com a implementação de um perfil no Instagram, envio de boletins semanais via e-mail marketing, estreia do programa de TV Entender Condomínio e lançamento do nosso aplicativo para smartphones.”

[Assessoria de Comunicação