A segunda matéria da série “Cuidados com a área de lazer” traz informações importantes sobre o modo de funcionamento das academias.

Em sua maioria, as academias de ginástica valorizam um condomínio. O conforto de ter perto de casa um local para se exercitar atrai locatários e novos donos de imóveis. O problema é que, muitas vezes, por economia ou descuido, os gestores condominiais deixam de cumprir normas importantes.

A Diretoria de Vigilância Sanitária do DF (DIVISA-DF) tem uma norma regulamentadora, a nº002/2014 – DIVISA/SVS, que estabelece as condições necessárias para o funcionamento de academias de ginástica, escolas esportivas e atividades afins. De acordo com esse documento, é obrigatório ter um licenciamento sanitário para que a academia possa funcionar. Além disso, é necessário ter um responsável técnico, sendo este um bacharel em Educação Física, com registro em seu conselho de classe. Ou seja, um estagiário não pode substituir o profissional.

Outras normas estabelecidas por esse documento dizem respeito ao estado de conservação e funcionamento dos equipamentos disponibilizados. Tratam também da higiene e boa iluminação do local, além de tornar obrigatório o fornecimento de água potável aos trabalhadores e usuários, em recipiente de uso não coletivo. Mais uma obrigação é exigir dos frequentadores atestado médico com data de emissão igual ou inferior a sessenta dias.

Cada uma das normas estabelecidas pela Vigilância Sanitária visa proteger o usuário e evitar riscos à saúde e possíveis acidentes. O Presidente do SINDICONDOMÍNIO-DF, dr. José Geraldo Dias Pimentel, ressalta que o síndico deve tomar todos os cuidados na instalação e manutenção de uma academia em seu condomínio. “Em casos de acidentes, o condomínio, como pessoa jurídica, será responsabilizado na figura de seu representante, o síndico”, afirma. “Não dá para disponibilizar os aparelhos e deixar que sejam usados de maneira incorreta. O condomínio tem que se preocupar com todos os aspectos que envolvem a academia, para que possa dar aos condôminos a maior segurança possível.”

academia

SINDICONDOMÍNIO-DF