foto5Ocorreu, na noite da última quinta-feira (28), a palestra Segurança contra incêndio e pânico nas edificações. Realizada por meio da parceria SINDICONDOMÍNIO-DF e Corpo de Bombeiros Militar do DF, o evento reuniu mais de cem participantes que receberam informações sobre procedimentos técnicos e aspectos jurídicos do assunto.

Antes de começar as palestras, o Coronel Moreto fez uso da palavra e ressaltou a importância de eventos como esse na prevenção de acidentes. Além disso, o militar adiantou aos presentes sobre a confecção de uma cartilha orientativa a respeito da segurança contra incêndio, voltada para síndicos e gestores de condomínio e elaborada em parceria com o Sindicato.

O Major Marcelo Vagner, um dos palestrantes, tratou da fiscalização feita pela corporação e das medidas de proteção contra incêndio. Durante a sua fala, o militar citou a legislação vigente com relação ao assunto e explicou um pouco mais sobre normas técnicas relacionadas a saídas de incêndio, extintores e outros. O Major Palhano também instruiu os participantes, mas com informações sobre perícia, por que solicitá-la e como fazer esse procedimento. “A perícia serve para retroalimentar o Corpo de Bombeiros, para ver onde há falhas e para, com isso, trabalhar na prevenção de acidentes.”

Completando o ciclo de palestras, o assessor jurídico do Sindicato, Delzio João de Oliveira Junior, tratou da responsabilidade civil e criminal do síndico e do condomínio e a importância de seu papel na prevenção de acidentes. “Ser síndico é ter obrigatoriedade de buscar a segurança da edificação e da coletividade sob pena de responder com seu próprio patrimônio e, em alguns casos, com sua liberdade.”

foto1Para o Presidente do Sindicondomínio-DF, José Geraldo Dias Pimentel, o evento foi o primeiro passo de uma parceria frutífera, que pode trazer aos condomínios segurança sobre a aplicação das normas contra incêndio. “Queremos, com o lançamento da cartilha, fazer com que os síndicos obtenham o máximo de informações e que o SINDICONDOMÍNIO atue mais presencialmente, inclusive ajudando o Corpo de Bombeiros a fazer a verificação em loco dos problemas existentes.”

Eliane Duarte foi uma das participantes da palestra. Síndica em Águas Claras há um ano, participa de todos os eventos que acrescentam ao seu conhecimento para melhor gerir o condomínio onde vive. “Eventos como esse dão maior segurança para realizar nosso trabalho. A nossa responsabilidade como síndicos é muito grande”, conta. Eliane, em um ano, já fez três cursos de legislação condominial e ficou animada com a idéia da cartilha. “Fiz todas as formas preventivas no meu condomínio há pouco tempo, mas tive dificuldades de conseguir informações claras, evidentes e precisas. A cartilha irá de encontro às minhas necessidades.”

SINDICONDOMÍNIO-DF