O Sindicato dos Condomínios Residenciais e Comerciais do Distrito Federal tem atuado para evitar demissão de funcionários do setor. Um dos atos praticados pela entidade sindical foi possibilitar aos empregados de Condomínios de Shoppings tirarem férias antes de completar 12 meses de serviço

Segundo o sindicato, a decisão foi tomada antes da publicação da MP 927/2020, do Governo Federal. “Nossa luta é para que medidas como essa sejam incluídas na nossa convenção coletiva”, explica do presidente da diretoria executiva do Sindicondomínio, Antônio Paiva.

Ele conta ainda que nos acordos coletivos de trabalho firmados com os Condomínios de Shoppings, o sindicato conseguiu manter alguns direitos para os trabalhadores afastados durante a vigência do decreto do GDF, que determinou o fechamento do shoppings. “Conseguimos vale alimentação integral, plano de saúde e 40% da remuneração. Vários shoppings ainda estão firmando acordo coletivo de trabalho. Tenho assinado muitos documentos essa semana para manter esses direitos para os trabalhadores e, assim, manter mais de mil empregos, preservar vidas e possibilitar a saúde financeira dos empreendimentos”, explica.

O próprio Sindicato dos Condomínios Residenciais e Comerciais do Distrito Federal optou por fazer home office para garantir a saúde dos funcionários e manter os atendimentos com qualidade. Todas as ligações da entidade, no número 3225-9552, são transferidas para os celulares dos empregados, que por sua vez as encaminham para os Vice-Presidentes de plantão e para a assessoria jurídica.

Além disto, foi criado um grupo de whatsapp onde a equipe discute as demandas dos condomínios. “Demos férias para quem não podia trabalhar de casa, como serviço de copa, por exemplo, mas mantemos o trabalho de casa com o restante da equipe. Estamos aprendendo muito. Nossa missão neste momento é proteger as vidas de nossos trabalhadores, manter os empregos e possibilitar que os condomínios possam evitar um colapso financeiro”, conclui o presidente.