casa_segurança_condominial

O período de férias está chegando e, com ele, redobram-se os cuidados com a segurança das unidades habitacionais e dos próprios condomínios. Isso tudo para que essa época do ano seja sinônimo de festa e descanso, não problemas relacionados às situações dessa natureza.

A segurança é um assunto importante para os condomínios e deve ser pensado durante todo o ano. Contudo, é normal que seja reforçado nessa época. A assessoria de comunicação do Sindicondomínio-DF conversou com o Capitão Michello Bueno da Polícia Militar do DF no período de férias de 2016 para pegar algumas dicas de segurança para o período. As indicações são valiosas e merecem ser reforçadas:

vitrine-curso-seguranca-em-condominio– Quando for viajar e deixar a unidade habitacional vazia, peça para alguém cuidar do local ou faça parecer que tem alguém nas dependências. Isso pode ser feito cancelando a assinatura de revistas e jornais e pedindo para alguém limpar a caixa de correio.

– Para as unidades habitacionais de condomínios horizontais, muros ajudam a esconder o trabalho dos ladrões. Por isso, o recomendado é ter grades de qualidade e fazer reforço nos portões.

– As portas devem ter segurança, com o uso de chave tetra. Janelas fortes e de difícil acesso, sistemas de alarme e empresas de monitoramento tem se mostrado eficientes.

– Câmaras de monitoramento devem ter qualidade. Não adianta ter uma imagem em que não é possível identificar os invasores.

– Se for deixar a luz ligada para fazer parecer que há alguém na unidade habitacional, use um temporizador.

– Os ladrões costumam tocar a campainha. O melhor é desligá-la ou direcionar para um celular.

– Peça a alguém de confiança que troque os carros de lugar. Não deixe as chaves dos veículos à vista, porque muitas vezes os ladrões usam o carro da casa para realizar o roubo.

– Não deixe objetos pequenos de grande valor na residência. Joias, dinheiro e outros itens desse tipo devem ser guardados em bancos durante o período de viagem.

– Não coloque nas redes sociais informações sobre a residência. É delas que os ladrões tiram as informações sobre a casa.

– Se for viajar, não avisar os funcionários do condomínio. Se avisar, não diga o dia da volta. Só avise sobre viagens àqueles quem são de sua extrema confiança.

 [Fonte: Polícia Militar do DF – Capitão Michello Bueno]

Para evitar dores de cabeça neste período, o presidente do Sindicondomínio-DF, José Geraldo Dias Pimentel, aconselha a toda comunidade condominial a estar atenta às dicas da Polícia Militar. Nessa época também é importante que os condôminos, funcionários e gestores do condomínio se unam ainda mais para prevenir situações de possíveis ocorrências e ataques.

[Assessoria de Comunicação

Presidência

Sindicondomínio-DF]