Podem ser doados insumos, materiais e equipamentos para combate ao coronavírus. Para realizar doações é preciso enviar um e-mail para juntoscontracovid19@saude.gov.br

O Governo do Brasil disponibiliza mais um canal para facilitar o recebimento de doações de insumos, materiais e equipamentos para o combate ao coronavírus (Covid-19). Para ajudar, basta enviar e-mail para juntoscontracovid19@saude.gov.br e informar o que pode doar, além das especificações do item e a nota fiscal ou declaração de propriedade. Entre os itens que podem ser doados estão desde máscaras, respiradores a equipamentos para realização de exames, como tomógrafos. Podem doar cidadãos e empresas nacionais ou estrangeiras, organizações internacionais ou mesmo países. A abertura do chamamento público para recebimento de doações foi publicada nesta quinta-feira (26), no Diário Oficial da União (DOU).

“Temos recebido um grande número de demandas de pessoas, entidades, empresas que querem doar para o enfrentamento do coronavírus. Com esse canal é possível centralizar todos os pedidos de doações e facilitar para as organizações, cidadãos e empresas o contato com a gente. Para isso teremos pessoas que farão a gestão desse canal para receber e operacionalizar as doações”, disse o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo.

Após enviar um e-mail indicando qual é a doação que pretende fazer, a equipe do Ministério da Saúde entrará em contato com o cidadão por e-mail para avaliar o item e combinar como será feita a doação. O Ministério da Saúde não utilizará telefone ou mensagens de celular para entrar em contato com os doadores.

Após, comunicar o doador sobre a aceitação da oferta dos materiais, estes poderão ser recolhidos ou entregues na Coordenação de Armazenamento e Distribuição (COADI), em Guarulhos (SP). Assim, o Ministério da Saúde providenciará um Termo de Doação.