O Governo do Distrito Federal institui nesta quarta-feira (25) a criação do Cômite de Emêrgencia Covid-19 com a função de arrecadar doações que possam ajudar no enfrentamento do novo coronavírus. A iniciativa foi publicada no decreto nº 40.559 do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). A Fecomércio-DF integrará a rede de captação de doações com a participação de outras entidades. O Comitê vai elaborar ações que serão desenvolvidas para o enfrentamento da pandemia. Serão recebidas ajuda de diversas naturezas como bens móveis e imóveis, dinheiro, serviços, insumos e equipamentos.

O grupo será coordenado pelo titular da Secretaria de Economia, André Clemente, representando o Governo do Distrito Federal. O secretário executivo do comitê será o empresário e vice-presidente da Fecomércio-DF, Álvaro Silveira Júnior. O Comitê de Emergência Covid-19 ficará responsável por receber, planejar e coordenar campanhas de arrecadação das doações. De acordo com o presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, essa é mais uma iniciativa para colaborar no enfrentamento do vírus. “Essa é uma ação que demonstra o comprometimento e a preocupação de todos os setores com a saúde da população e com a busca de soluções para o grave problema da pandemia”, disse Maia

O texto explica ainda que as doações deverão ser feitas sem ônus ou encargo ao Distrito Federal. As doações em dinheiro devem ser creditadas exclusivamente pela conta corrente que consta no decreto: Agência 0100-7, Conta Corrente: 062.958-6, CNPJ: 00.394.684/0001-5131, Banco 070 – Banco de Brasília – BRB. No caso dos bens móveis e imóveis, insumos e equipamentos, eles deverão ser entregues à Secretaria de Economia, no endereço SAI (Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) – SAPS, Trecho 1, lote H. Além disso, a Central de Atendimento 156 prestará informações aos cidadãos que pretendem realizar doações.

A rede de captação de doações será composta por integrantes de diversos orgãos e entidades entre eles, Secretaria de Ecnomia, Saúde, Desenvolvimento Econômico, Comunicação, Justiça e Cidadania. Gestão Administrativa, Economia, Fazenda e Planejamanto e Orçamento. Também farão parte a Controladoria-Geral, Casa Civil, Banco de Brasília, Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo (Fercomércio/DF), Federação das Indústrias (Fibra/DF), Federação da Agricultura e Pecuária (Fape/DF), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL-DF), Associação Comercial (ACDF), Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon/DF), Associação Brasiliense de Construtores (Asbraco), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Conselho Permanente de Políticas Públicas e Gestão Governamental do GDF.