Foram liberados R$ 7.774 milhões. Expectativa é que obras comecem no segundo semestre

AGÊNCIA BRASÍLIA*

A primeira reunião de 2020 do Fundo de Desenvolvimento Urbano do Distrital (Fundurb) foi realizada, nesta quarta-feira (25), por vídeo conferência em função do Decreto n° 40.596, que determinou o teletrabalho.

O colegiado discutiu a liberação de recursos para obras de revitalização do Setor de Rádio e TV Sul e da Praça do Povo, localizada no Setor Comercial Sul. O relator das duas matérias foi o representante da Secretaria de Obras, no colegiado, Maurício Canovas.

O primeiro parecer colocado em discussão tratou das obras de acessibilidade e recuperação das calçadas do Setor de Rádio e TV Sul. O colegiado acompanhou o voto do relator e aprovou o parecer destinando R$ 6.177 milhões para a requalificação do SRTVS. Os recursos serão liberados da seguinte forma: R$ 3.052 milhões para este ano e R$ 3.125 milhões para 2021.

O segundo parecer tratou da requalificação da Praça do Povo, localizada no Setor Comercial Sul. Nesse caso, o colegiado também aprovou o parecer do relator Maurício Canovas, destinando R$ 1.597 milhão para as obras. Sendo que R$ 1.197 milhão será liberado este ano.

Os dois processos já haviam sido aprovados pelo Fundurb em 2019, mas os projetos originais sofreram reajustes e por isso, foi necessária nova votação.

De acordo com a secretária-executiva da Seduh,  Giselle Moll, “as obras públicas são indispensáveis para o equilíbrio da economia, especialmente neste momento que estamos vivendo”. “A reunião mostra que embora estejamos a distância, estamos unidos na continuidade dos trabalhos, para viabilizar projetos e obras importantes para o DF”, afirmou.

Fundurb

O Fundo de Desenvolvimento Urbano do Distrito Federal (Fundurb) possui natureza contábil e é vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh).

Possui como objetivo captar e destinar recursos para viabilizar programas e projetos voltados para o desenvolvimento urbano, institucional e para preservação do patrimônio existente na área de tombamento de Brasília.