Encontro Brasileiro de Síndicos e Síndicos Profissionais em Valparaíso de Goiás-GO

 

Valparaíso de Goiás-GO receberá pela primeira vez o Encontro Brasileiro de Síndicos e Síndicos Profissionais (ENBRASSP), que está em sua decima edição. O evento é gratuito e contará com a presença de palestrantes de renome nacional, certificado e coffee break. O ENBRASSP é uma realização da Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais – (Abrassp)

10° ENBRASSP – Encontro Brasileiro de Síndicos e Síndicos Profissionais – Edição Valparaíso de Goiás-GO

Serviço:

Data: 1° de setembro de 2018.

Horário: De 09:00 ás 18:00.

Valor: Gratuito.

Local: Auditório da Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás-GO, Rua B – Quadra 06, lotes 01 e 02, Parque Rio Branco, CEP: 72.870-000, Valparaíso de Goiás-GO.

Informações: 61 4101-8158 – 61 98497-2015 (WhatsApp).

 

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdYt5zawQ0Oyd4DElKZqf6xwZnKJatRGX5xnuA7Aa0AE114wQ/viewform

Para saber mais : http://www.cidadesecondominios.com.br/2018/07/encontro-brasileiro-de-sindicos-e.html

 

Acordo coletivo, promessa da reforma trabalhista, ainda não decolou

 

A quantidade de negociações fechadas caiu 39,6% no primeiro semestre do ano em relação ao mesmo período do ano passado.

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (25) no Salariômetro, relatório feito mensalmente pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), com dados do Ministério do Trabalho e Emprego.

A queda chama a atenção porque as negociações coletivas foram justamente um dos instrumentos mais fortalecidos pela reforma trabalhista, em vigor desde novembro.

A reforma define que decisões de comum acordo entre patrões e trabalhadores possam prevalecer sobre a lei em algumas questões (como banco de horas, trabalho remoto e parcelamento de férias) mas não em outras (como décimo-terceiro salário).

Razões

De acordo com Hélio Zylberstajn, professor da FEA-USP e coordenador do projeto, a relação é na direção oposta:

“O número de conclusões está em queda não porque a negociação está fraca, mas porque agora ela é para valer e pode tocar em coisas importantes, que muitas vezes são difíceis de fechar”.

Outro fator complicador seria a contribuição sindical. A reforma eliminou o imposto sindical obrigatório, mas sindicatos que conseguiram aprovar a cobrança em assembleia querem incluí-la nos acordos.

No entanto, a reforma define que a autorização para o desconto precisa ser feita expressamente pelo funcionário, uma regra que as empresas não querem assumir o risco jurídico de descumprir.

José Silvestre, coordenador de relações sindicais do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, nota que a tradição brasileira sempre foi de que os benefícios se estendem a todos, sindicalizados ou não, e que é inviável conseguir autorizações individuais:

Para saber mais : https://exame.abril.com.br/economia/por-que-as-negociacoes-coletivas-cairam-com-a-reforma-trabalhista/

 

Ação judicial por inadimplência em condomínio dá salto de 19,7%

 

O número de ações judiciais por falta de pagamento da taxa condominial no Estado de São Paulo saltou 19,7% em junho, segundo dados do Sindicato da Habitação (SecoviSP).

Feito em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado São Paulo, o estudo aponta que foram protocoladas 1.019 ações ante aos 851 processos de maio. Por outro lado, houve queda de 24,6% ante a junho de 2017, quando foram registradas 1.351 ações. Em 12 meses foram 13.226 ações, aumento de 42% na comparação com o período anterior (julho de 2016 a junho de 2017) “O síndico deve estimular o condômino inadimplente a quitar suas dívidas, pois a grande maioria ainda prefere negociar amigavelmente”, destaca, por meio de nota, o vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP, Hubert Gebara.

Para saber mais : https://www.dci.com.br/servicos/ac-o-judicial-por-inadimplencia-em-condominio-da-salto-de-19-7-1.726706

 

‘Qualquer pessoa, proprietário ou não, pode se candidatar ao cargo de síndico’

 

Quem pode ocupar o cargo de síndico? É legal dar descontos para quem pagar a taxa antecipadamente? O zelador que acumula funções pode entrar na Justiça contra o condomínio? Estas e outras dúvidas sobre a vida em condomínio foram enviadas pelos leitores esta semana. Participe da coluna enviando suas perguntas para chameosindico@redebahia.com.br

Existe algum impedimento em relação a aplicar desconto na taxa condominial paga antes da data de vencimento? (Caíque Santos – estudante)

De jeito nenhum. Se o condomínio tem condições de oferecer desconto para quem paga antecipadamente suas cotas, não vejo nenhum problema nisso. O que não deve ser feito é aumentar a cota além do necessário para dar um desconto fictício e, havendo atraso, aplicar as multas sobre o valor integral da cota, porque isso é ilegal.

Para economizar, a administração agregou atividades de serviços gerais ao profissional que trabalha como zelador do prédio, aparentemente sem dar qualquer acréscimo salarial ao mesmo. O condomínio está exposto judicialmente? (Denis Oliveira – engenheiro)

Há de se ter muito cuidado com isso. Quando um funcionário é contratado para desenvolver uma determinada tarefa e passa a fazer cotidianamente outra função conjuntamente, isso pode caracterizar-se dupla função e, futuramente, tornar-se motivo para uma ação trabalhista.  Aí, a economia de hoje pode virar um tremendo prejuízo no futuro.

A esposa de um morador aqui do condomínio está pleiteando pelo cargo de síndica, mas ela não é proprietária do imóvel e sim o marido. Ela pode participar da eleição? (Maria Gonçalves – aposentada)

Se não houver disposição em contrário na convenção, hoje, qualquer pessoa, proprietário ou não, pode se candidatar ao cargo de síndico, ainda mais a esposa que, salvo previsão legal, normalmente é meeira da propriedade.

 Segundo a convenção daqui do condomínio, conselheiros não podem receber remuneração ou vantagem, mas os mesmos contam com isenção da taxa condominial. Existe algum argumento que reverta esse benefício? (Daniela Saraiva – psicóloga)

O argumento é simples. Notificar o síndico que a convenção proíbe esta isenção, e que, consequentemente, ela é ilegal, mesmo que tenha sido autorizada em assembleia de condôminos, e cabe a ele suspender imediatamente este privilegio absurdo, sob pena de responder judicialmente.

Para saber mais : https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/qualquer-pessoa-proprietario-ou-nao-pode-se-candidatar-ao-cargo-de-sindico/

 

Voluntários constroem ‘condomínio’ para gatos abandonados em São Luís

 

Um grupo de voluntários construiu um conjunto de “residências” para gatos abandonados em São Luís. O “Sítio dos Gatos”, como passou a ser chamado, abriga provisoriamente animais que foram abandonados às margens do rio Bacanga, no bairro Areinha. Atualmente, 150 recebem os cuidados do grupo.

O “condomínio” conta com três casas de madeira com placa, pintura, brinquedos e até redes para os bichanos. As duas maiores casas separam os gatos grandes dos menores, enquanto uma terceira casa, menor, chamada de maternidade, abriga atualmente duas fêmeas que tiveram filhotes recentemente. Confira no vídeo.

A ideia de construir um ‘sítio’ para animais nasceu de um grupo de quatro voluntários sensibilizados com a situação dos gatos à beira do rio. Muitos deles morriam quando a maré enchia.

“Antes o local era só mangue e morria muito gato, principalmente filhotes. Eles ficavam atolados na lama, a maré enchia e levava os bichinhos afogados. Por conta disso, eu e três protetores tomamos a iniciativa de acimentar, murar e construir casinhas novas para dar dignidade a eles”, declacou a protetora de animais Teresa Torres.

Segundo o grupo, o esforço é um paliativo para remediar o crime de abandono. A protetora de animais Alessandra Pereira também defende a castração para evitar a superpopulação de gatos.

“O importante mesmo é você focar na castração. Quando você ama seu animal você castra, porque evita que aumente o índice de abandono”, afirmou.

O projeto também exige dedicação. Conseguir comida, remédios e castrações não é tarefa fácil para o grupo, que faz uso de recursos próprios para manter o local limpo, seguro e com comida. Por mês, 14 sacas de ração são necessárias para alimentar todos os animais.

Para saber mais : https://g1.globo.com/olha-que-legal/noticia/2018/07/24/voluntarios-constroem-condominio-para-gatos-abandonados-em-sao-luis.ghtml