Cobrança de condomínio fica mais rápida e rigorosa

 

Pagar a mensalidade do condomínio é uma realidade para muitas pessoas, independente se elas moram de aluguel ou possuem um imóvel próprio. A cobrança que os pagadores estavam acostumados a receber quando atrasavam a mensalidade eram feitas em duas fases. Primeiro era necessária a comprovação da dívida e depois era feita a exigência pelo pagamento. Esse processo poderia demorar cerca de 2 anos para acontecer de fato.

Nova regra do condomínio

Desde março de 2016, quando entrou em vigor o novo Código de Processo Civil (CPC) é que as cobranças começaram a acontecer de forma mais ágil e eficaz para os condomínios.

Com essas novas regras, geralmente as pessoas que estiverem em condições de quitar a mensalidade na data de vencimento tem um prazo médio de 30 dias para realizar o pagamento. Se a dívida ultrapassa o período de um mês a administradora de condomínios pode contatar um advogado e realizar a cobrança para o proprietário. Se o imóvel for alugado, por exemplo, o locador será avisado através da administradora.

Nesse caso, o próximo passo – caso não haja o pagamento mesmo assim -, os advogados do condomínio já podem entrar com uma ação de cobrança contra o proprietário, exigindo o pagamento imediato.

Para saber mais : https://tribunademinas.com.br/especiais/publieditoria/22-07-2018/cobranca-de-condominio-fica-mais-rapida-e-rigorosa.html

 

 

 

Cobrança de condomínio fica mais rápida e rigorosa

 

http://g1.globo.com/mato-grosso/videos/v/condominios-verticais-precisam-de-antena-coletiva-pra-receber-o-sinal-digital/6892315/

 

 

 

 

 

 

 

Mulheres disputarão cargos em todas as vias no DF nas eleições de 2018

 

A capital brasileira promete ser o palco de sucesso das mulheres nas eleições de outubro

Eliana luta para ser a primeira governadora eleita de Brasília
A cidade-estado tem a segunda população feminina do país com 54,1%, contra 54,26% do Rio de Janeiro. Vale ressaltar que 61,6% dos funcionários públicos ativos no Executivo, pertencem ao sexo feminino, enquanto que 38,4% são do sexo masculino. Isto se deve, principalmente, pelo grande número de professoras em todo o Distrito Federal. Apesar disso, as mulheres na política ainda estão aquém de suas representatividades. Na Câmara Legislativa, dos 24 parlamentares, 19 são homens e apenas seis são mulheres, o que representa um percentual de 20%.

Maria Abadia potencializa Rollemberg como vice

À medida em que mais importante se apresenta o cargo, diminui efetivamente o número de mulheres. A bancada da Câmara Federal de Brasília tem oito parlamentares e apenas Érika Kokay, do PT, representa o sexo feminino, ou seja, 12,5%. Já no Senado da República, a bancada de Brasília sempre foi formada por homens. Da mesma forma, nenhuma mulher se elegeu para o Palácio do Buriti, apesar de Maria de Lourdes Abadia ter assumido o governo por nove meses, quando foi vice de Joaquim Roriz.

Com o advento da internet e das redes sociais, mudanças profundas ocorreram no mundo, exigidas pela nova ordem mundial, que certamente permitiram o avanço da mulher em todos os setores da administração pública e privada. Em Brasília e no Brasil, a participação da mulher em cargos estratégicos é impulsionada pela crise política e econômica e, principalmente, pela Operação Lava Jato, em que a maioria, quase absoluta, de condenados e presos é de homens. Neste sentido, pesquisas recentes realizadas em todo o DF mostram de forma clara que a mulher sabe o que quer e para onde Brasília deve ir; bem como qual será o lugar que a mulher ocupará a partir de agora.

Para saber mais : http://www.cidadesecondominios.com.br/2018/06/mulheres-disputarao-cargos-em-todas-as.html

 

 

Turismo de negócios impulsiona crescimento da locação de imóveis

 

Uma redução de 18,4% na oferta de imóveis residenciais para locação em Curitiba em junho desse ano, baixando de 10.906 para 8.903 o número de unidades com finalidade de moradia disponíveis para alugar em Curitiba nos últimos 12 meses. Os dados são da pesquisa mensal do

 

Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar), ligado ao Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi-PR), que mostra ainda que o montante total de imóveis residenciais ofertados para locação vem caindo progressivamente desde outubro de 2017, o que significa o aumento da ocupação (vide box abaixo).

O bom desempenho do setor é comprovado pelas imobiliárias locais. Na Shortstay Curitiba, especializada no aluguel por mês de apartamentos mobiliados, a taxa de ocupação tem se mantido em aproximadamente 90%. A sócia fundadora da empresa, Fernanda Feres, revela que a maioria dos inquilinos é dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina e que mais da metade deles está na cidade a motivo de trabalho. “Analisando o perfil dos clientes que fecharam conosco nos últimos três meses, 51% afirmaram que estão vindo a Curitiba em virtude de um novo emprego ou projeto profissional”, comenta. A Shortstay Curitiba conta com mais de 400 imóveis para aluguel por mês, com período mínimo de 30 dias.

Para saber mais : https://pr.ricmais.com.br/economia/noticias/turismo-de-negocios-impulsiona-crescimento-da-locacao-de-imoveis

 

Fundo de reserva do condomínio

 

O fundo de reserva, como o próprio nome indica, é um fundo diferenciado do caixa do condomínio e sua finalidade é garantir que, em meio a uma circunstância eventual e emergencial, o condomínio honrará com o pagamento de despesas imprevistas, ordinárias ou extraordinárias.

O fundo de reserva quem paga é o proprietário do imóvel. Em todas as convenções vêm escrito um percentual em cima da taxa de condomínio reservado para fundo o fundo de reserva. Exemplo. Taxa de 300 reais, se o fundo for de 5%, todos os meses tem que se pagar 15 reais, totalizando 315. Assim, o síndico deve pedir ao contador que coloque em separado esses valores no boleto, na área de especificação.

A maioria dos condomínios começa a arrecadar, mas não coloca numa conta dedicada. Mas este valor tem que ter um teto. Esse dinheiro serve para uma emergência, ou para uma manutenção em que, se pagando à vista, há uma boa porcentagem de desconto. Então é vantajoso retirar esse dinheiro e vai recompondo o fundo de reserva.

Para saber mais : http://www.cidadesecondominios.com.br/2018/05/fundo-de-reserva-do-condominio.html