Novo local curso de síndico em Águas Claras

Em função da grande quantidade de participantes do CURSO PRÁTICO DE PROFISSIONALIZAÇÃO EM GESTÃO CONDOMINIAL do programa QualiSíndicos da ABRASSP – Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais, informamos que o curso será realizado em um NOVO LOCAL nos dias 27, 28/11 e no dia 03/12 aula extra e entrega de certificados (para quem não conseguiu participar em função da lotação do espaço).

Informamos que o NOVO ENDEREÇO de REALIZAÇÃO do CURSO em todos os dias citados acima será na PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO DE ÁGUAS CLARAS, Quadra 103, Lote 865, Águas Claras Norte, Brasília – DF, 71906-500 (Fica perto da estação ARNIQUEIRAS do METRÔ).

O curso é gratuito e recomeça HOJE, terça-feira (27/11) ás 19:00, no PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO DE ÁGUAS CLARAS, Quadra 103, Lote 865, Águas Claras Norte, Brasília – DF, 71906-500 (Fica perto da estação ARNIQUEIRAS do METRÔ).

Você pode convidar mais cinco SÍNDICOS da sua região para fazerem com você o CURSO PRÁTICO DE PROFISSIONALIZAÇÃO EM GESTÃO CONDOMINIAL na PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO DE ÁGUAS CLARAS, Quadra 103, Lote 865, Águas Claras Norte, Brasília – DF, 71906-500 (Fica perto da estação ARNIQUEIRAS do METRÔ)

Para saber mais: https://bit.ly/2PWTzkj

 

Cuidados na compra de apartamentos de cobertura com terraço

É o sonho de muitas pessoas um apartamento no modelo penthouse, na cobertura de um prédio, com vista panorâmica, grande e aconchegante para a família e melhor: poder fazer aquelas festas badaladas para os amigos.

Porém, o que muitos não sabem é que adquirir um apartamento de cobertura, com um terraço na frente, pode ser uma grande dor de cabeça e ter como resultado até a perda de parte do apartamento.

Isso porque muitos apartamentos de cobertura incorporam o terraço de forma indevida, sem o conhecimento do síndico e aprovação dos demais moradores e acabam possuindo aquela parte sem respeitar o que determina a certidão de constituição de condomínio e as leis do nosso país.

Inclusive, o próprio Código Civil determina, no seu art. 1.331, parágrafo 5.º que: “O terraço de cobertura é parte comum, salvo disposição contrária da escritura de constituição do condomínio”.

Além disso, mesmo nos casos em que o condômino incorpora o terraço ao seu apartamento por mais de cinco anos, o instituto da usucapião não pode ser alegado para aquela área, haja vista que atualmente aquele bem é insusceptível de posse.

Isso quer dizer que aqueles que incorporam a área comum do condomínio ao seu apartamento podem sofrer uma ação de reintegração de posse somente do terraço, ou ter uma obra embargada por não ser parte privativa do condômino.

Para saber mais: https://bit.ly/2r4JBy7

 

Síndico é obrigado a prestar contas só uma vez por ano

O síndico tem a obrigação de prestar contas aos moradores apenas uma vez por ano, em assembleia ordinária.

Nessa reunião, avisada e definida com antecedência, são discutidos e votados ainda outros temas de relevância para os condôminos, como orçamento das despesas.

Se um morador tiver dúvidas ou questionamentos em outro momento, terá que pedir ajuda ao síndico, que pode se negar, ou reunir assinaturas de um quatro da totalidade dos condomínios para exigir nova assembleia, extraordinária, como explica o advogado especializado em condomínios Alexandre Callé.

“Morador não pode mudar decisões tomadas em assembleia. Se surgir alguma evidência que a ponha em cheque, ele tem direito de pedir nova assembleia, desde que faça o abaixo-assinado. É possível até mesmo destituir o síndico, se for o caso.”

Para saber mais: https://bit.ly/2FJgieJ

 

Prepare seu condomínio para o período de chuvas

Outubro e novembro são os meses ideais para conferir se a infraestrutura vai sobreviver aos temporais que vêm por aí. As chuvas de verão são um período esperado e temido, ao mesmo tempo.

Todo ano, muitas cidades brasileiras padecem com problemas de enchentes, desabamentos, queda de árvores e raios que comprometem a rede de energia elétrica e internet. Sem falar nos acidentes com vítimas. Infelizmente, são questões ainda não resolvidas.

Nos condomínios, a situação não é tão diferente. Muitos deles, por falta de cuidado e manutenção, enfrentam problemas nesses dias. Como você vai entender ao longo dessa matéria, praticamente todos esses problemas podem ser evitados, desde que haja cuidado e prevenção.

O período entre dezembro e meados de abril é conhecido como o mais chuvoso do ano.

“Alguns municípios definem este período como Operação Guarda Chuva. Nesse sentido, todo síndico deve estabelecer ações preventivas para eliminar ou minimizar os riscos causados pelas chuvas nessa época”, afirma João Carlos Tobias, especialista em Segurança do Trabalho.

Para saber mais: https://bit.ly/2S9VTkD

Dicas para a boa convivência em condomínios

Morar em um condomínio tem inúmeras vantagens, como segurança, praticidade e o conforto de ter no local áreas de lazer como piscina, churrasqueira, academia, entre inúmeras outras possibilidades. No entanto, como esses são espaços comuns, e com a proximidade dos vizinhos, é preciso seguir algumas regras básicas de convivência para que não surjam discórdias entre os condôminos.

Quando uma construtora registra um empreendimento, estabelece também a Convenção do Condomínio, documento que reúne regras com o que pode e o que não pode ser feito no espaço, como a realização de festas em lugares impróprios, áreas liberadas para pets, entre outros pontos. E, além de saber o que rege a Convenção do seu condomínio, algumas boas maneiras e um certo manual de etiqueta é importante para garantir a boa convivência dos moradores. Veja as dicas da construtora EZTEC:

Frequente reuniões e assembleias
Tanto as assembleias gerais como as extraordinárias são importantes. Nessas reuniões decidem-se o que vai acontecer no condomínio, debatem-se regras e se algo irá atingir o bolso dos moradores. Se você não participa desse momento, depois não adianta reclamar das decisões.

Para saber mais: https://bit.ly/2BBbUdF