Bate-papo com a síndica Paula Cristina Alves

Na oitava edição da série de entrevistas intitulada de BATE-PAPO COM SINDICA, conversamos com a síndica do Residencial Cervantes em Águas Claras-DF, Paula Cristina Alves, veja abaixo as respostas dessa competente síndica ao nosso portal

1-) Porque decidiu ser Síndica?

Resolvi ser síndica para fazer a diferença no condomínio que moro a 10 anos.

2-) Como conciliar suas atividades, mais a de Síndica?

De manhã e à noite vivo minhas atividades e o período da tarde das 15horas até as 19 horas estou trabalhando para o condomínio.

3-) Como é ser Síndica?

Ser síndica é se sentir responsável pelo patrimônio das pessoas que se dedicaram muito para ter sua casa e seu bem estar.

4-) Quando assumiu quais os problemas encontrados?

Quando eu assumi a responsabilidade de síndica encontrei muitos problemas como bombas de água sucateadas, fundo de reserva com R$200,00, funcionários desmotivados, moradores desacreditados em melhorias para o condomínio.

Para saber mais: http://www.cidadesecondominios.com.br/2018/05/bate-papo-com-sindica-paula-cristina.html

 

Crítica: ‘O condomínio’

Como compartilhar o mesmo prédio, o mesmo bairro, a mesma cidade, o mesmo país com o outro, o diferente, o que não pensa e não age igual a você? Como construir uma convivência baseada na aposta de que o diálogo é possível, a despeito de todas as diferenças de classe, cor, gênero, ideologia, religião e opção sexual que distinguem e não raro dividem as pessoas?

“A democracia é a pior forma de governo, com exceção de todas as demais.” Contra certas tendências totalitárias, a célebre frase de Churchill é o ponto de partida da peça “O condomínio”. Se por um lado o público é levado a rir das dificuldades e contradições inerentes à democracia participativa, por outro a comédia escrita por Pedro Brício e dirigida pelo autor em parceria com Alcemar Vieira pode ser lida como um ensaio sobre a empatia, a identificação afetiva, a possibilidade de nos colocarmos no lugar do outro.

A tese do espetáculo é clara: sem empatia, sem algum nível de amor às diferenças, não há democracia.

Esse ensaio sobre a empatia faz com que, desde a entrada no teatro, os espectadores sejam colocados no lugar desses outros que são os vizinhos de Domenico Pepino, o cantor e compositor cuja saga será narrada. Durante uma reunião de condomínio de um prédio em Copacabana, nós, os condôminos, somos confrontados com a seguinte questão: o que você faria se os latidos do cachorro da vizinha não te deixassem trabalhar e tampouco dormir? Como conciliar o desejo individual com o coletivo?

O enredo da peça, que assume as tintas rocambolescas de um filme noir lido em chave cômica, faz com que primeiro o cachorro e depois a sua dona sejam assassinados. Em tempos de perseguição à arte e aos artistas, é então natural que Domenico seja o suspeito número um. O desfecho de sua história seria trágico, não fosse a ajuda do policial Raymond, cujo desejo de ser artista é mais forte do que o de apurar o crime.

Para saber mais: https://oglobo.globo.com/rioshow/critica-condominio-23087949

 

O que fazer se o síndico não apresenta documentos da sua gestão

O Síndico do meu condomínio se recusa a apresentar as pastas da sua antiga gestão ao atual conselho fiscal. Qual atitude devemos tomar para ter acesso aos documentos já que há suspeita de irregularidade? (Gilmar Souza – Aposentado)

O primeiro passo é a atual administração fazer uma notificação extrajudicial, de preferência via cartório, dando um prazo para que o mesmo entregue os documentos solicitados. Se, ainda assim, o mesmo continuar se negando, entrar com ação judicial para que a Justiça, sob pena de sanções, determine a entrega dos documentos.

O condomínio determinou que os proprietários das coberturas teriam 6 meses, que já foram excedidos, para instalar o guarda corpo, sob pena de multa. A determinação foi aprovada antes que eu comprasse o imóvel na construtora, eu devo ser obrigada a me submeter à adequação, uma vez que eu sequer era moradora à época da votação? (Maria Fernandes – Odontóloga)

Não importa a época. Se foi decidido em assembleia, a obrigação vale para antigos e novos proprietários. O que precisamos saber é se a assembleia tem poderes para determinar a instalação desses guarda corpos dentro do imóvel, já que são áreas de propriedade individual.

Para saber mais: https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/o-que-fazer-se-o-sindico-nao-apresenta-documentos-da-sua-gestao/

 

Entenda as formas da administradora gerir o dinheiro do condomínio

A conta vinculada é aquela em que está só o dinheiro do seu condomínio. Pode-se escolher entre dar uma procuração à administradora para emitir cheques desta conta, ou só o síndico poder assiná-los.Em alguns casos, para evitar fraudes, há a opção de tornar obrigatória a assinatura de ambos para cada cheque emitido.

A conta pool tem o dinheiro de vários condomínios da administradora. Esta tem se tornado uma prática comum. Entretanto, seu maior risco são as fraudes, pois não se pode controlar a movimentação pelos extratos, apenas pelo relatório da administradora. Verifique, se esse for o caso, critérios como solidez, tradição, transparência e se há lisura na prestação de contas por parte da administradora.

Como vantagem, esse tipo de conta permite a redução de gastos com taxas bancárias, desburocratização e agilidade operacional por parte da administradora.

Para saber mais: https://www.sindiconet.com.br/informese/conta-pool-ou-vinculada-administracao-administradoras-de-condominios

 

O que fica na administradora e o que fica com o síndico

Alguns documentos contábeis ficam em poder da administradora por um ano, sendo passados depois ao síndico, para serem arquivados por mais quatro anos.

Os documentos trabalhistas permanecem na administradora pelo tempo que durar o contrato, pois são exigidos em fiscalizações. Toda a documentação em poder da administradora deve ficar disponível para consulta dos condôminos no local. Normalmente, as visitas são agendadas.

Veja por quanto tempo os documentos devem ficar guardados:

Para saber mais: https://www.sindiconet.com.br/informese/guarda-e-arquivo-de-documentos-do-condominio-administracao-administradoras-de-condominios