Síndico ligado, síndico sintonizado
O Programa Viver Condomínio, tem o prazer de convidar a todos para o lançamento do seu programa na web-rádio Viver a Vida e para o ciclo de palestras em Gestão Condominial a acontecer na próxima sexta-feira dia 17/08 às 19:00hs no teatro do Sesc Arsenal, Porto Cuiabá-MT

Em seguida acontecerá noite de autógrafos com os autores do livro “Gestão Condominial Eficiente”, da Dra. Advogada Danielle Oliveira e Dr. Fábio Barletta Gomes.

O Prof. Fábio Barletta, um dos palestrantes, ministrará um workshop nos dias 18 e 19 do corrente, sobre Direito Condominial, certificado e com custo de R$400,00. Estaremos entretanto, sorteando dez adesões do mesmo, entre os participantes do ciclo de palestras em Gestão Condominial.

Na intenção de atingirmos o nosso objetivo junto aos síndicos locais, condôminos e público em geral que tenha quaisquer interesses no assunto, solicitamos e contamos com a colaboração da sua parceria junto a nós para divulgação entre seus clientes, colaboradores e associados.

Programação:

Noite de autógrafos do livro `GESTÃO CONDOMINIAL EFICIENTE´, autores Fabio Barletta Gomes e Danielle Oliveira Barletta Gomes.

Ciclo de palestras gratuitas na área de Gestão Condominial com:

José Geraldo Dias Pimentel – Advogado, Administrador de empresas, especialista em planejamento e finanças condominiais. Vice presidente da FECOMÉRCIO-DF. Membro da Diretoria nacional da ABRASSP, Gestor do Grupo Factos e franqueado da plataforma Papo Condominial do Centro Oeste. Com o tema: O papel das entidades sindicais x Relações trabalhistas nos condomínios.

Para saber mais: http://www.cidadesecondominios.com.br/2018/08/sindico-ligado-sindico-sintonizado.html

Condomínios residenciais de Goiânia investem em sistema de biometria para aumentar segurança

Síndicos e moradores de condomínios residenciais de Goiânia procuram reforçar a segurança nas portarias e até mesmo nas áreas de lazer. O sistema biométrico pela digital tem se tornado bastante comum. Além disso, um segundo cadastro é feito, chamado de “dedo do pânico”, para casos de tentativas de coação ou furto.

Segundo o especialista em tecnologia de segurança de condomínios Walter Uvo, para tentar evitar as tentativas de assalto a condomínios e reforçar a segurança, algumas tecnologias que antes eram usadas somente em empreendimentos comerciais começaram a se popularizar nos residenciais, como o controle biométrico.

Ele afirma que cerca de 95% dos acessos ao condomínio são realizados eletronicamente, o que diminui a probabilidade de a portaria ser enganada por alguém mal-intencionado. É o mesmo sistema que funciona nos bancos: para fazer alguma transação ou saque é necessária sua biometria, ou seja, somente você pode realizar o procedimento.

O estudante de administração Célio Borges Filho, de 20 anos, morador há um ano de um condomínio de casas com sistema biométrico, no bairro Vila São João, conta que o sistema passa bastante segurança aos moradores. Seu condomínio investiu em uma portaria remota, sem porteiro, e há somente um zelador durante o dia.

“A biometria passa mais confiança e que chegarei em casa com mais segurança. Ainda há o sistema em que as portas não se abrem simultaneamente, qualificando mais a biometria”, destaca Célio Filho.

Para saber mais: https://g1.globo.com/go/goias/mercado-imobiliario/noticia/2018/08/15/condominios-residenciais-de-goiania-investem-em-sistema-de-biometria-para-aumentar-seguranca.ghtml

Projetos sociais com foco em segurança pública serão certificados

Responsáveis por projetos sociais de combate à violência e promoção da cidadania no Distrito Federal interessados em obter certificação da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social têm até 29 de junho para se inscrever no processo seletivo.

O formulário está disponível na internet. Os projetos podem ser individuais, coletivos ou desenvolvidos por instituições.

O objetivo é valorizar práticas de cidadania com foco na prevenção da criminalidade, inclusão social e implementação da cultura de paz. As ações selecionadas serão mapeadas e divulgadas pelo governo de Brasília.

Os projetos inscritos serão avaliados e considerados aptos caso atendam critérios como funcionar há pelo menos um ano e se enquadrar em uma das seguintes áreas:

Promoção da inclusão social dos egressos do sistema penitenciário

Redução de vulnerabilidades da população LGBT, negros, idosos, crianças e adolescentes

Redução de danos resultantes do uso de drogas

Combate à violência contra as mulheres

Prevenção de acidentes

Promoção do uso do espaço público

De acordo com o subsecretário de Gestão da Informação da Secretaria da Segurança Pública, Marcelo Durante, a certificação facilitará a captação de recursos financeiros pelos projetos sociais junto ao governo.

Para saber mais: http://www.abrassp.com.br/2018/06/projetos-sociais-com-foco-em-seguranca.html

Justiça confirma direito de proprietário alugar imóvel por aplicativo

Agefis havia interditado residência por considerar que era usada para fins comerciais. Desembargadores anularam decisão e autorizaram aluguel. O proprietário de um imóvel na W4, no Plano Piloto, que foi proibido de alugar cômodos do imóvel por meio do aplicativo Airbnb, teve a atividade liberada pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). A Agência de Fiscalização (Agefis) interditou o local por considerar que não havia licença para funcionamento.

O dono alegou que, por se tratar de locação entre particulares e de habitação com apenas uma família, a Administração Pública não poderia exigir licença para estabelecimentos comerciais. A turma avaliou que, por se tratar de uma novidade, não há regulamentação específica para esse aplicativo e que os contratos de locação podem ser celebrados por qualquer prazo.

Os desembargadores também consideraram que a natureza dos negócios firmados por meio do Airbnb se aproximam mais da locação e não equivalem à definição de meios de hospedagem, pois o bem não se torna de uso exclusivo do contratante. Os magistrados acrescentaram que o aplicativo segue a tendência de negócios compartilhados e facilita a mediação entre quem oferece o imóvel e quem paga por ele.

Para saber mais: http://www.cidadesecondominios.com.br/2018/08/justica-confirma-direito-de.html

É fundamental delegar tarefas e dividir responsabilidades para aliviar o trabalho do síndico

A falta de tempo e o excesso de responsabilidades são comuns na vida de grande parte dos síndicos.

Por isso, é fundamental dividir tarefas com o corpo diretivo (conselho e subsíndico), com o zelador e também com condôminos em geral, através da formação de comissões para assuntos específicos, como obras e áreas de lazer.

Além de aliviar a carga do síndico, a divisão de tarefas também é importante para envolver a comunidade condominial na gestão do bem comum.

O ideal é que o síndico seja um coordenador das atividades necessárias à administração, e que os outros envolvidos assumam algumas ações em setores determinados. Estes envolvidos trabalharão em conjunto com o síndico, mas vale ressaltar que a responsabilidade final sobre a gestão ainda caberá ao síndico.

Para saber mais: https://www.sindiconet.com.br/informese/delegar-tarefas-alivia-sobrecarga-do-sindico-administracao-atribuicoes-do-sindico