A próxima conta de água chegará diferente para os brasilienses. A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) informa que entrou em vigor hoje (1º/6) o novo sistema de cálculo. A fatura de maio trará o detalhamento do consumo de água e de esgoto nas contas individuais. O consumo mínimo de 10m³ é a principal mudança, pois ele deixa de existir. De acordo com assessoria da empresa, não haverá cobrança referente ao esgoto para os condomínios que não contam com o serviço público de coleta.

Agora, os consumidores serão divididos em quatro categorias e o consumo separado em seis para residencial padrão, residencial social. Para as categorias não residenciais, que hoje são comercial, industrial, pública e tarifa paisagismo, haverá cinco faixas de consumo. Para as categorias não residenciais — comercial, industrial, pública e tarifa paisagismo — serão cinco faixas de consumo. De acordo com a nota da empresa, a mudança pretende “estimular um uso mais racional e consciente de água, premissa presente em toda a nova estrutura. Ou seja, quem economizar mais, pagará menos”.  Veja a tabela que mostra os valores fixos que serão cobrados pela Caesb pelos serviços de fornecimento de água e coleta de esgoto.