vitrine-economia-luz(publicado em 16/02/2017, atualizado em 25/08/2017)

Fazer o uso da energia elétrica de modo adequado é simples e causa um grande impacto no meio ambiente e no orçamento doméstico. Para isso, bastam algumas atitudes no cotidiano, em especial no dia a dia condominial.

A maior questão para o uso racional da energia elétrica é a relevância que os condomínios têm no âmbito do DF, graças a seu grande número de consumidores. “Se a gente conseguir atingir os condomínios com campanhas de conscientização, teremos uma grande redução do consumo e isso traz uma série de benefícios para a população”, afirma o eletrotécnico Caio Cesar Rocha Barroso da Gerência Socioambiental e de Pesquisa e Desenvolvimento da CEB.

Entre os benefícios apontados pelo eletrotécnico, está o aspecto ambiental. Neste caso, o consumidor deixa de fazer uso de tanta energia elétrica e sua produção é reduzida. “Se eu pensar em grande escala, eu deixo de construir mais hidroelétricas e evito uma série de impactos ambientais”, explica. No campo econômico, o principal benefício é a economia de renda para as famílias. “É bom para todo mundo. A concessionária ganha, o cliente ganha e o meio ambiente também ganha.”

Apesar de existirem formas de economizar energia, o desperdício só é percebido na conta. “Se você não adicionou nenhum equipamento e não mudou a rotina, mas a conta aumentou, isso é um bom indicativo de que tem algum ponto desperdiçando energia.” Diante disso, o caminho é verificar se há algum sistema que não esteja bem calibrado, se a iluminação está bem programada, se as bombas estão funcionando como tem que funcionar. “Se achar que tem algo errado com o relógio, pode-se ligar na CEB que ela presta um serviço de calibração desse equipamento”, conclui Caio.

No site e no Facebook da CEB há diversas dicas de como economizar energia. O presidente do Sindicondomínio-DF, José Geraldo Dias Pimentel, exorta a todos os condomínios a participarem ativamente, fazendo campanhas em seus condomínios para o uso racional da energia elétrica, incluindo as áreas comuns e unidades individuais.

Onde economizar

Dentro de um condomínio é possível fazer economia de energia nas áreas comuns. Um dos sistemas que mais podem gerar economia de energia é a iluminação. O eletrotécnico Caio Cesar dá algumas dicas de como é possível fazer isso.

Piscinas

Elevadores

Na obra

Iluminação

 

 

[Assessoria de Comunicação

Presidência

Sindicondomínio-DF]